Núcleo Integrado de Bibliotecas promove treinamento para combate a princípio de incêndio Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 04/09/2017

SÃO LUÍS – Para oferecer conhecimentos básicos sobre primeiros socorros, a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Prefeitura de Câmpus (Precam), realizou nessa sexta-feira, 1º, na Biblioteca Central, um treinamento básico sobre princípios de combate a incêndio a servidores e bolsistas do Núcleo Integrado de Bibliotecas (NIB).

Em um bate-papo descontraído, os participantes ouviram atentos as explicações do técnico de Segurança, Roberto Nascimento, fizeram vários questionamentos sobre o uso correto de extintores e contaram experiências de acidentes envolvendo o princípio de incêndio.

“Recentemente, presenciei um incidente em uma fiação elétrica que provocou chamas rapidamente. Na hora, entrei em pânico e saí correndo do local porque não sabia como proceder”, contou a servidora Rosana Bezerra.

A participante fez questão de destacar a importância dessa capacitação. “Depois desse treinamento, já me sinto mais confiante para lidar com situações similares e a usar corretamente um extintor de incêndio, sabendo, aliás, a diferença entre cada tipo deles”, declarou Rosana.

Mas o instrutor adverte que “esse treinamento é para que a pessoa possa, com segurança, tomar providências para combater princípios de incêndios, já que o fogo fora de controle, configurando incêndio, só pode ser combatido por profissionais habilitados, como os bombeiros”, disse Nascimento.

Em seguida, o instrutor levou os participantes para uma aula prática com direito a simulações com botijões de gás. “Tanto a aula teórica como a prática foram fundamentais para nos esclarecer os perigos do fogo e, principalmente, nos proporcionar conhecimentos para tomar medidas emergenciais e evitar maiores acidentes”, revelou a diretora do NIB, Fátima Costa.

Para o estudante do 6º período, do curso de Música e bolsista do NIB, Anderson Silva, o treinamento teve caráter solidário. “Se todos se preocupassem em fazer uma atividade como essa, teríamos menos incidentes envolvendo fogo e ocasionando tragédias. Saberíamos como proceder em determinadas situações, pois, sabendo as noções de primeiro socorros, tentaríamos manter a calma e ajudaríamos uns aos outros em emergências, que podem acontecer com qualquer um, em qualquer lugar”, opinou Silva.

Produção: Rosana de Oliveira
Revisão: Jáder Cavalcante