Câmpus de Imperatriz comemora o primeiro Doutorado do interior do estado e cinco programas de Mestrado Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 11/12/2018

IMPERATRIZ – Foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na sexta-feira (7), o primeiro doutorado no interior do Maranhão, em Ciência dos Materiais, e foi aprovado também o Mestrado em Saúde e Tecnologia.

A Universidade Federal do Maranhão passa a oferecer, agora, para a comunidade de Imperatriz, cinco mestrados e um doutorado: Mestrado e Doutorado em Ciência dos Materiais, Mestrado em Sociologia (seleção em andamento), Mestrado em Comunicação  (edital aberto), Mestrado Profissional em Pedagogia  (edital em 2019) e Mestrado em Saúde e Tecnologia (edital em 2019).

O recém-aprovado Mestrado em Saúde e Tecnologia, coordenado pela professora Adriana Nogueira, terá por objetivo formar docentes e pesquisadores de forma interdisciplinar e multiprofissional, que sejam multiplicadores de informação e geradores de novos conhecimentos. Terá como área de concentração Saúde e Tecnologia, com duas linhas de pesquisa: Tecnologia em Saúde, que visa o estudo e desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à melhoria da saúde humana; e Saúde e Sociedade, que contribuirá identificando novas demandas tecnológicas das ciências da saúde e da sociedade a serem desenvolvidas ou aprimoradas por projetos vinculados às linhas de tecnologia em saúde, bem como avaliar produtos, processos e serviços elaborados.

Já a aprovação do primeiro doutorado fora da Cidade Universitária Dom Delgado, em São Luís, dará continuidade à pesquisa desenvolvida no curso de Mestrado em Ciência dos Materiais, avaliado com nota 4 pela Capes, na qual avalia a qualidade dos Programas de Pós-Graduação do Brasil.

A proposta do doutorado apresenta como área de concentração o estudo sobre ‘Materiais’, a partir das três linhas de pesquisa já em andamento no curso de Mestrado: 'Materiais vítreos cerâmicos', 'Síntese ecaracterização de cristais orgânicos e inorgânicos' e 'Síntese e caracterização de compostos metálicos especiais'.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM), Adenilson Santos, ressalta a importância da chegada do doutorado em uma região carente de investimento em pesquisas ao nível de pós-graduação. Ele lembra ainda que, desde a chegada do mestrado, já houve a formação de 24 mestres e que a maioria deles já estão vinculados a instituições de ensino superior.

"O programa encontra-se em uma região carente em cursos de formação de doutores, havendo uma demanda a ser qualificada com formação em diferentes cursos/áreas e diferentes instituições de ensino superior dos estados do Maranhão, Tocantins e Pará. Com isso, nossos alunos estão trabalhando nesta região e melhorando os indicadores do estado", destaca o docente.

Conquistas

O Diretor do Centro de Ciências Sociais Saúde e Tecnologia, Daniel Duarte Costa, comemora as conquistas que a UFMA em Imperatriz tem alcançado no ano de 2018, apesar das dificuldades que as Universidades públicas têm enfrentado no país.

"Nossos cursos alcançaram bons resultados no Enade. Recentemente, o guia do Estudante estrelou nossos cursos com três ou quatro estrelas, isso para gente é bastante significativo. Ter o conhecimento que os nossos cursos são conceituados é um resultado importante dos trabalho que os alunos, técnicos e docentes realizam diariamente", avalia.

Ele destaca o importante crescimento na área da pesquisa e pós graduação na instituição. "Até o início do ano só tínhamos um mestrado e esse ano aprovamos mais quatro mestrados e o doutorado, é o primeiro no Maranhão fora de São Luís. Isso mostra quão significativo nosso câmpus está sendo no estado. Nós docentes estamos trabalhando independente da falta de recurso e da crise que assola as universidades públicas. Continuamos nos esforçando, trabalhando e pretendemos cada vez mais crescer e expandir nosso câmpus", observa.

Daniel acrescenta que Universidade não pode se isolar da sociedade. "Temos que estar próximos, atender às demandas locais. A UFMA, em Imperatriz, atua em várias áreas, tanto na pesquisa como na extensão. E agora os estudantes imperatrizenses podem ter acesso tanto à graduação, quanto pós-graduação, sem precisar ir para os grandes centros", pontua.

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por email ufmaemdia@gmail.com ou telefone (99)3529-6002

Lugar: Câmpus de Imperatriz
Texto: Lucas Milhomem/ Artemisa