Outubro Rosa e câncer de mama foram temas de debate no Câmpus Imperatriz Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Outubro Rosa e câncer de mama foram temas de debate no Câmpus Imperatriz

Publicado em: 02/11/2017

IMPERATRIZ - A mesa-redonda “Outubro Rosa: um toque pela vida” foi realizada durante os dias, 30, no Câmpus Avançado Bom Jesus e, dia 31, no Câmpus Centro da UFMA, em Imperatriz. O evento tinha como objetivo alertar sobre um problema sério, que é o câncer de mama, além de conscientizar e trazer essa discussão para a sociedade. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), no Brasil, para os anos de 2016 e 2017, a taxa de incidência do câncer é de 56,1%, tendo um índice de mortalidade com 14,4%.

O evento foi uma iniciativa de todos os centros acadêmicos da UFMA em Imperatriz, em parceria com a assistência pedagógica e estudantil da universidade, com apoio da administração do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST). Segundo a representante do CA de Enfermagem, Paloma Silva, a ideia surgiu quando o CA de Direito fez uma campanha preventiva sobre o Setembro Amarelo: “Essa campanha serviu para levar a ideia aos outros cursos e pois cada um fazia sua campanha isolada. Aí pensamos em juntar todo os centros acadêmicos e fazer esse movimento”, explanou.

A psicóloga da UFMA, Pollyana Rodrigues, esteve presente durante os dois dias de evento e avaliou que o câncer de mama não deve ser enfrentado sozinho, mas em conjunto, com a busca do apoio da família, amigos, das atividades relaxantes e dos grupos de apoio. “A psicologia chama atenção para que o foco das campanhas preventivas não seja o modo individual de enfretamento. Acima disso, precisamos lançar o olhar para as questões sociais e econômicas que essa mulher com câncer enfrenta”, alertou.

Durante os dias programação, o evento contou com a participação do tocoginecologista, Pedro Mario, dos enfermeiros Adriana Gomes e Jairo Rodrigues, da presidente da Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (Ampare), Adilene Ramos, e da psicóloga Pollyana Rodrigues.

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por email ufmaemdia@gmail.com ou telefone (99)3529-6002

Texto: Gessiela Nascimento
Última alteração em: 03/11/2017 11:09