Projeto de extensão divulga pesquisas científicas no site Ciência UFMA Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Projeto de extensão divulga pesquisas científicas no site Ciência UFMA

Publicado em: 07/08/2017

IMPERATRIZ - Dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas pelos professores e acadêmicos da UFMA de Imperatriz é o objetivo do site Ciência UFMA. Resultado do projeto de extensão coordenado pelos professores do curso de Comunicação Social – Jornalismo, Thaísa Bueno e Lucas Reino, o portal também é uma ferramenta de apoio pedagógico, já que os alunos participam aprendendo sobre outras pesquisas e a fazer jornalismo científico.

O projeto vai garantir também visibilidade aos estudos feitos na segunda maior cidade do Maranhão e possibilitar que essas pesquisas, boa parte delas ligadas, direta ou indiretamente, com a realidade local, não sejam conhecidas apenas entre os próprios pesquisadores e acadêmicos.

“Precisávamos desenvolver um trabalho que fosse útil à nossa comunidade e que fossem atividades que um jornalista possa produzir. Esse é um projeto de extensão cujo objetivo é ser, realmente, uma extensão do nosso trabalho”, afirmou o professor e orientador do projeto, Lucas Reino.

Para a professora Thaísa, uma das peculiaridades do site é que ele não é um portal de notícias diárias. “Nossa preocupação é produzir o conteúdo e enviar para o cientista dar o seu aval e em seguida publicar. É um trabalho consistente e com outro ritmo, pois queremos ser fiéis ao que o pesquisador quer apresentar”, explica.

O projeto

O site está no ar desde março de 2017, porém ainda não foi lançado oficialmente. Entre as pesquisas já divulgadas na plataforma, é possível encontrar, por exemplo, estudos variados, desde aquele que propõe desenvolver um protótipo de irrigação para melhorar a qualidade do alface, a exemplo do professor Daniel Costa; até outro, que levanta as brincadeiras comuns entre as crianças indígenas, coordenado pela professora Emilene Sousa. O site traz, também, dicas de livros feito por pesquisadores e com perfis em que eles narram como foi a sua trajetória até enveredarem para a área acadêmica.

A equipe hoje é formada por cinco repórteres (estudantes de Jornalismo da UFMA), além dos dois professores e um bolsista.

Conheça o portal: www.ciencia.ufma.br

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por email ufmaemdia@gmail.com ou telefone (99)3529-6002

Texto: Jéssica Torres e Leonan Moraes
Última alteração em: 23/08/2017 11:01