Comunidade acadêmica participa da consulta prévia que define nomes de reitor e vice-reitor para lista tríplice Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 28/06/2019

SÃO LUÍS – Durante todo o dia dessa quarta-feira, 26, a Universidade Federal do Maranhão esteve movimentada para ir às urnas e definir os nomes do reitor e vice-reitor que comporão a lista tríplice, que será apreciada pelo Colegiado Eleitoral Especial (CEE) no próximo mês.

Nesta edição, participaram do pleito quatro candidatos a reitor (Natalino Salgado, Ridvan Nunes, Welbson Madeira e João de Deus) e sete a vice-reitor (Allan Kardec, Luciano Façanha, Walter Nunes, Wener Santos, Marcos Fábio, Eduardo Batista e Antônio Oliveira).

Dos 30 mil aptos a votarem, entre docentes, discentes e técnicos-administrativos, somente 7.176 votaram e, após a apuração das urnas, que teve início às 21h30, o resultado da consulta prévia para reitor foi: Natalino Salgado (49,49%), João de Deus (24,23%), Ridvan Nunes (16,94%) e Welbson Madeira (7,54%).

Já para vice-reitor, a definição foi Allan Kardec (32,17%), Luciano Façanha (23,56%), Marcos Fábio (13,06%), Wener Santos (9,62%), Antonio Oliveira (7,25%), Walter Nunes (6,68%) e Eduardo Batista (4,05%).

A formação da lista tríplice corresponde ao segundo momento do processo da escolha dos candidatos que estarão à frente da Universidade no quadriênio 2019-2023. A reunião será presidida pela reitora Nair Portela.

O Colegiado Eleitoral Especial é composto por discentes, membros do Conselho Diretor (CD) e membros do Conselho Universitário (CONSUN), totalizando 71 conselheiros. De acordo com a resolução que regulamenta a consulta prévia, os candidatos que atingem 10% dos votos válidos podem ser indicados para compor a lista tríplice.

A lista será enviada pela reitora Nair Portela ao presidente Jair Bolsonaro no prazo de até 60 dias antes do fim do seu mandato para a nomeação do seu sucessor.

Segundo o decreto nº 1.916, de 23 de maio de 1996, e alterado pelo Governo Federal, os candidatos a vice-reitor que obtiveram 10% dos votos válidos também serão incluídos na lista tríplice, para serem apreciados pelo CEE e, em seguida, submeter o resultado para o Governo Federal a fim de homologação.  A data da reunião do Conselho Eleitoral Especial ainda não foi definida.

Resultado Final da Consulta Prévia

Revisão: Jáder Cavalcante