ENADE Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

ENADE

      

     

    Conforme dispõe a Lei nº. 10.861/2004, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos instrumentos utilizados pelo Ministério da Educação para avaliar a qualidade dos cursos de graduação do país.


    O Exame avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.


    O ENADE é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo MEC, na forma estabelecida em regulamento.


    O Exame constitui-se como um dos instrumentos complementares do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sistema do MEC criado com o objetivo de assegurar processo nacional de avaliação das instituições, dos cursos e dos estudantes.


    Para saber mais, sobre o ENADE clique aqui.


    Tenha acesso ao Manual do ENADE 2016.


     

     

    Fim do conteúdo da página