UFMA é selecionada para o Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

UFMA é selecionada para o Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP

Publicado em: 02/04/2019

SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão recebeu, na sexta-feira, 29, no auditório Sérgio Ferretti, o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Aurélio Cesar Amaral, que ministrou, para os estudantes da UFMA, a palestra intitulada "Logística de distribuição de combustível no Brasil". Na ocasião, o superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Alfredo Renault, anunciou que a UFMA foi selecionada para o Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP.

Durante a apresentação, o diretor da ANP mostrou dados sobre o mercado de combustíveis do Brasil e do Maranhão.

“O Brasil, pela sua natureza e dimensões continentais, é um grande consumidor de combustíveis, essencialmente do diesel, por conta da nossa matriz de transporte que movimenta as cargas, além da gasolina, que alimenta a frota de automóveis de passeio. No entanto o país não é autossuficiente e importa grande parte desses combustíveis. Pela sua localização geográfica e suas características singulares, o Porto do Itaqui passa a ser um elo importante para a chegada dessas commodities, tanto que mais de 60% da gasolina consumida no Brasil chega por esse Porto”, explicou.

Programa de Formação de Recursos Humanos

O Programa de Formação de Recursos Humanos (PRH-ANP) tem por objetivo estimular as instituições de ensino a organizar e oferecer aos seus alunos especializações profissionais consideradas estratégicas e imprescindíveis ao desenvolvimento do setor de petróleo no Brasil, concedendo bolsas de estudos aos discentes.

 “A UFMA foi selecionada para o PRH-ANP e foi contemplada nas propostas de Química e Engenharia Química, e isso significa mais bolsas de mestrado e doutorado para a Universidade. Oferecemos, ainda, a oportunidade de desenvolvimento de projetos de pesquisas no setor de petróleo ou setores afins da Universidade de acordo com o potencial de cada grupo de pesquisa”, revelou o superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Alfredo Renault.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Allan Kardec, a presença da ANP na UFMA abre um leque de oportunidades e investimentos no Nordeste, no setor de combustíveis. 

“É importante que o estudante entenda a perspectiva de seu estado e da temática abordada nesta tarde — a logística —, pois o Porto do Itaqui, junto com a ferrovia Norte-Sul, tem um papel essencial no transporte dos produtos pelos quais a ANP é responsável”, afirmou Allan.

Em momento de crises e cortes de orçamentos, como lembrou a reitora Nair Portela, a ANP traz boas notícias à Universidade. “Professores e estudantes, aproveitem a oportunidade e busquem o credenciamento de seus laboratórios junto à ANP para que ela financie seus projetos. A seleção no edital PRH-ANP é um pontapé inicial para outros projetos de pesquisas que a Universidade tem condições de executar”, declarou Nair Portela.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: Maiara Pacheco
Última alteração em: 02/04/2019 10:07

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão