UFMA é selecionada para o Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

UFMA é selecionada para o Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP

Publicado em: 02/04/2019

SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão recebeu, na sexta-feira, 29, no auditório Sérgio Ferretti, o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Aurélio Cesar Amaral, que ministrou, para os estudantes da UFMA, a palestra intitulada "Logística de distribuição de combustível no Brasil". Na ocasião, o superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Alfredo Renault, anunciou que a UFMA foi selecionada para o Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP.

Durante a apresentação, o diretor da ANP mostrou dados sobre o mercado de combustíveis do Brasil e do Maranhão.

“O Brasil, pela sua natureza e dimensões continentais, é um grande consumidor de combustíveis, essencialmente do diesel, por conta da nossa matriz de transporte que movimenta as cargas, além da gasolina, que alimenta a frota de automóveis de passeio. No entanto o país não é autossuficiente e importa grande parte desses combustíveis. Pela sua localização geográfica e suas características singulares, o Porto do Itaqui passa a ser um elo importante para a chegada dessas commodities, tanto que mais de 60% da gasolina consumida no Brasil chega por esse Porto”, explicou.

Programa de Formação de Recursos Humanos

O Programa de Formação de Recursos Humanos (PRH-ANP) tem por objetivo estimular as instituições de ensino a organizar e oferecer aos seus alunos especializações profissionais consideradas estratégicas e imprescindíveis ao desenvolvimento do setor de petróleo no Brasil, concedendo bolsas de estudos aos discentes.

 “A UFMA foi selecionada para o PRH-ANP e foi contemplada nas propostas de Química e Engenharia Química, e isso significa mais bolsas de mestrado e doutorado para a Universidade. Oferecemos, ainda, a oportunidade de desenvolvimento de projetos de pesquisas no setor de petróleo ou setores afins da Universidade de acordo com o potencial de cada grupo de pesquisa”, revelou o superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Alfredo Renault.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Allan Kardec, a presença da ANP na UFMA abre um leque de oportunidades e investimentos no Nordeste, no setor de combustíveis. 

“É importante que o estudante entenda a perspectiva de seu estado e da temática abordada nesta tarde — a logística —, pois o Porto do Itaqui, junto com a ferrovia Norte-Sul, tem um papel essencial no transporte dos produtos pelos quais a ANP é responsável”, afirmou Allan.

Em momento de crises e cortes de orçamentos, como lembrou a reitora Nair Portela, a ANP traz boas notícias à Universidade. “Professores e estudantes, aproveitem a oportunidade e busquem o credenciamento de seus laboratórios junto à ANP para que ela financie seus projetos. A seleção no edital PRH-ANP é um pontapé inicial para outros projetos de pesquisas que a Universidade tem condições de executar”, declarou Nair Portela.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: Maiara Pacheco
Última alteração em: 02/04/2019 10:07

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

03/04/2019

09:20

FAPEMA lança editais para a concessão de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado O Governo do Estado do Maranhão e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI, por meio...

28/03/2019

09:50

A PPPGi parabeniza todos os docentes da UFMA contemplados na chamada de Produtividade do CNPq Em Janeiro de 2019, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou o resultado preliminar da Chamada Pública...

25/03/2019

10:56

Diretor da ANP ministrará palestra com o tema: "Logística de distribuição de combustível no Brasil" SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PPPGI), convida a...

20/03/2019

18:36

PPPGI divulga Edital para concessão de bolsas PIBIC cota 2019-2020 SÃO LUÍS - A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal do Maranhão divulga o Edital nº13/2019 com...
Fim do conteúdo da sessão