PPPGI participa da inauguração do Instituto Confúcio no Maranhão Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

PPPGI participa da inauguração do Instituto Confúcio no Maranhão

Publicado em: 17/08/2018

SÃO LUÍS - A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação participou, na tarde de hoje, 17, da inauguração do Instituto Confúcio no Maranhão, que vai promover o ensino do mandarim no Estado. A solenidade aconteceu no Casarão Tech Renato Archer e contou com a presença do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, do reitor da Unesp, Sandro Valentini, da reitora Nair Portela, além de outros representantes maranhenses e professores que ajudam a propagar o ensino de línguas estrangeiras.

Tendo a Unesp - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho“ como sua primeira instalação brasileira, o Instituto Confúcio é um órgão sem fins lucrativos, ligado ao Ministério da Educação, que objetiva disseminar a cultura e a língua da China, estabelecendo o intercâmbio cultural e acadêmico entre o Brasil e a China.

Consolidando uma parceria entre UFMA, Unesp, Prefeitura de São Luís, Governo do Estado e a universidade de Hubei, a vinda desse Instituto para o Maranhão representa uma oportunidade para que a população tenha uma ferramenta de inserção no ciclo de expansão chinesa, de modo a gerar renda, trabalho, riquezas e desenvolvimento. É o que explica o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, Davi Telles.

“Nós teremos, no casarão Tech, no mínimo, seis turmas; a UFMA terá duas turmas para os estudantes e comunidade em geral”, detalhou o secretário.

O Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFMA, Allan Kardec, participou do processo de solicitação do Instituto Confúcio e relata que foi um projeto planejado a longo prazo. “Nós estamos desde 2015 preparando a chegada do Instituto Confúcio no Maranhão. Portanto, esse é um momento de emoção em que se realiza um grande trabalho. É o fim de uma longa jornada de estabelecer o Instituto Confúcio e o início do trabalho de fato, a consumação de propagar o ensino do mandarim no nosso Estado”, frisou.

A reitora Nair Portela comenta a importância de termos profissionais preparados, tendo o mandarim fazendo parte da formação dos maranhenses. “Essa parceria vai possibilitar a capacitação dos nossos alunos, da comunidade interessada em estudar outro idioma, no caso, o mandarim. A China é hoje uma grande potência mundial e muito relacionada ao nosso país e ao nosso Estado. Por isso, é necessário que se habilite as pessoas para esse novo idioma, que é uma nova linguagem universal. Ao todo, nós teremos, aproximadamente, 240 pessoas sendo formadas nesse primeiro momento”, explicou.

No NCL, as aulas começam na primeira semana de setembro. Já as aulas realizadas no casarão Tech, terão início no dia 27 de agosto. Os interessados devem ter acima de 16 anos e consultar o edital para ver mais detalhes da inscrição.

A inauguração contou também com a presença do vice-prefeito, Júlio Pinheiro, do diretor do Instituto Confúcio na UNESP, Luís Antônio Paulino, da assessora de relações internacionais de São Luís, Ana Paula Rodrigues e da coordenadora pedagógica do Instituto Confúcio na UNESP, Wang Ting.

 

Fotos por: Marcus Elicius 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Raíssa Sales

Lugar: Cidade Universitária
Texto: Raíssa Sales
Última alteração em: 23/08/2018 12:06

Mais Fotos

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão