PPPGI participa da inauguração do navio-escola Ciências do Mar II Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

PPPGI participa da inauguração do navio-escola Ciências do Mar II

Publicado em: 14/08/2018

SÃO LUÍS – A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação participou, na manhã desta terça-feira, 14, da inauguração do Ciências do Mar II, navio que integra o projeto financiado pelo Ministério da Educação. A embarcação será coordenada pelo Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Maranhão (ICMar – UFMA). A solenidade aconteceu na Base da Capitania dos Portos, no Terminal da Ponta da Espera e contou com a presença do Ministro da Educação, Rossieli Soares, da reitora Nair Portela, além de reitores de diversas universidades e autoridades da Marinha.

O navio faz parte de uma linha laboratorial de ensino flutuante que supre as aulas práticas embarcadas. Tal projeto coloca o Brasil na fronteira do conhecimento, formando melhor as pessoas que são vocacionadas ao mar.

“O Instituto de Ciências do mar foi criado no final do ano passado e implementado no início desse ano para fazer a gestão das atividades de Ciências do Mar na Universidade Federal do Maranhão. É um Instituto que também fazia gestão marinha, criado em um setor de embarcação. Todas as áreas ligadas às Ciências do Mar serão beneficiadas com esse projeto: Biologia, Oceanografia e Engenharia de Pesca”, conta o diretor do Instituto de Ciências do Mar da UFMA, Audálio Torres Júnior.

O Pró-reitor da PPPGI, Allan Kardec, fala dos benefícios que o Ciências do Mar II traz. “A importância do navio é extraordinária em termos locais, para a Universidade, para o Maranhão e para o Brasil. Ele faz um recorte novo no estudo e nas pesquisas. Nós temos um dos maiores litorais do país que precisa ser melhor assistido. A embarcação abre espaço para o cultivo desse estudo. É uma nova jornada que se inicia”, pontuou o professor.

Sendo um projeto pioneiro, liderado pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg), o Ciências do Mar pretende colocar a embarcação não só no Maranhão, mas no Rio de Janeiro também, além de atender regiões do Amapá, Pará, Amazonas e Piauí, fazendo um intercâmbio de informações entre os estudantes da área. Esse é o segundo navio entregue pelo MEC, ainda serão entregues mais três para as universidades federais do Rio de Janeiro e Pernambuco.

O Ministro da Educação, Rossieli Soares, ressalta o papel das universidades no incentivo à pesquisa das Ciências do Mar. “Tenho certeza que o navio vai contribuir para a formação dos nossos jovens, pois quando se estuda Ciências do Mar, estar nele ajuda muito. Ainda conhecemos pouco do potencial que o Brasil possui para a chamada Amazônia azul e não existe lugar melhor que as universidades brasileiras para alavancar a verdadeira pesquisa, o verdadeiro ensino para as Ciências do Mar. O potencial que pode ser extraído e, consequentemente, ajudar a sociedade brasileira, é gigantesco”, comentou.

A reitora Nair Portela também expressou a satisfação em receber o navio-escola. “Nós estamos muito felizes por essa grande conquista, pois o oceano é uma porta aberta para o desenvolvimento da economia Mundial e nós precisamos estar preparando nossos alunos adequadamente para esse grande papel”, enfatizou.

Francisco Dias, vice-diretor do Ciências do Mar, comenta detalhes da contribuição da embarcação para o meio acadêmico. “O curso de Oceanografia tem uma disciplina chamada Embarque, que serão contemplados em 120 horas ao mar, controlando equipamentos modernos. Isso possibilita sua inserção de forma mais rápida e mais contundente no mercado de trabalho. Os alunos da Engenharia de Pesca também terão trabalhos a bordo, praticando as principais áreas de pesca”, frisou.

Ao término da solenidade, as reitoras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nair Portela, e do Rio Grande (FURG), Cleuza Maria Sobral, assinaram o termo de doação do navio.

 

Fotos por: Marco Moucherek


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Lugar: Base da Capitania dos Portos
Texto: Raíssa Sales
Fonte: Núcleo de Comunicação da PPPGI
Última alteração em: 16/08/2018 09:22

Mais Fotos

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão