Fapema cria edital de financiamento de projetos voltados para solução de problemas das cidades maranhenses Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Fapema cria edital de financiamento de projetos voltados para solução de problemas das cidades maranhenses

Publicado em: 15/06/2018

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), irá financiar projetos de pesquisa que apontem soluções para problemas das cidades maranhenses. O financiamento se dará por meio do Edital Cidades que está sendo elaborado com a participação de pesquisadores, doutores, mestres estudantes e representantes da sociedade ligados ao tema. Nesta quinta-feira (14), durante oficina promovida pela Fapema, foram discutidos os itens do edital e propostos eixos temáticos que vão nortear as pesquisa que devem contribuir para que o Maranhão avance em termos de urbanização, planejamento e gestão do solo urbano e mobilidade urbana, entre outras áreas. Para o edital estão alocados recursos no valor de R$ 500 mil.

Questões como mobilidade, moradia, segurança foram eixos apontados pelos participantes e devem constar no edital que será lançado nos próximos dias. Produção do espaço urbano, economia urbana, dinâmica das cidades e cultura também compõe os eixos temáticos debatidos durante a oficina. Presente no evento, o diretor presidente da Fapema, Alex Oliveira, destacou a importância de discutir com a academia e com a sociedade a elaboração dos editais, o que é uma prática adota na gestão do governador Flávio Dino.

“As oficinas têm o principal objetivo fazer com que a gente discuta e tenha o retorno dos pesquisadores sobre o que devemos contemplar no edital. Isso é feito com liberdade e com muita interlocução e está dentro do propósito do governo Flávio Dino, que orienta o estabelecimento do diálogo com aqueles que participam diretamente das pesquisas”, disse Alex Oliveira que estava acompanhado da diretora Científica da Fapema, Silvane Magali Vale Nascimento e da assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas, Aline Silva Andrade Nunes.

Ao falar com os pesquisadores o diretor presidente informou que além das oficinas para elaboração dos editais, a Fapema irá também promover novas oficinas para avaliar o resultado dos editais já lançados.

MAIS SOBRE O EDITAL

O Edital Cidades está dentro da linha Mais Ciência e do programa Mais Inclusão, que visa incentivar pesquisas voltadas à melhoria das condições de vida da população por meio do conhecimento produzido nas universidades e a contribuição para a solução dos problemas enfrentados pela sociedade maranhense.

A diretora Científica da Fapema, Silvane Magali Vale Nascimento, que conduziu a oficina, destacou que o edital é para projeto de pesquisa, mas não impede a interface com a extensão. “Os projetos devem focar questões do Maranhão e para o Maranhão”, enfatizou.

As propostas que apresentarem parcerias com os movimentos sociais e organizações vinculadas à temática terão essa associação como mérito na avaliação. As propostas devem ser apresentadas por professores, mestres e doutores vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa públicas privadas sem fins lucrativos, sediados no Maranhão.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: FAPEMA

Texto: FAPEMA
Fonte: FAPEMA
Última alteração em: 15/06/2018 09:52

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão