Aluno premiado no SEMIC desenvolve pesquisa sobre constrangimento turístico Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Aluno premiado no SEMIC desenvolve pesquisa sobre constrangimento turístico

Publicado em: 18/01/2018

SÃO LUÍS – Uma pesquisa que faz parte do projeto de pesquisa “São Luís, patrimônio cultural da humanidade — a dualidade da interação entre turistas e o espaço da cidade”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi premiada com o primeiro lugar no XXIX Seminário de Iniciação Científica da UFMA (Semic), na modalidade oral, na área de “Ciências Sociais”.

O trabalho, intitulado “A relação entre constrangimento turístico e o espaço da cidade-relatório”, foi desenvolvido pelo graduado em Turismo, Vanderley Rabelo de Jesus, sob a orientação da professora Conceição de Maria Belfort de Carvalho, do departamento de Turismo.

A pesquisa

De acordo com a professora Conceição Belfort, o trabalho buscou identificar e entender como o constrangimento turístico pode afetar a relação entre o turista e a utilização dos espaços da cidade de São Luís, ou mesmo na própria experiência dele durante a viagem.

O conceito de constrangimento turístico, segundo Vanderley Rabelo, está relacionado com o conceito de hospitalidade, porém com um sentido maior, abrangendo toda a atmosfera em que o turista se relaciona com a cidade.

Um lugar produz relações de sociabilidades, representações, memórias e um imaginário sobre todo o conjunto de elementos que o constitui, mas também, em algumas circunstâncias, se tiver baixo grau de hospitalidade vai produzir experiências negativas ao turista.

“Esse constrangimento tem relação com todas as entidades da cidade e o turista. Por exemplo, ao se deslocar de outra cidade, o visitante tem o objetivo de conhecer o Centro Histórico, mas, ao chegar aqui, ele vai precisar de serviços públicos, como ônibus, táxi, etc., ou mesmo serviços de emergência em hospitais. Tudo isso faz parte da atmosfera da cidade”, destacou Vanderley.

Objeto de estudo: Centro Histórico de São Luís

Para a realização da pesquisa, foi definido o Centro Histórico de São Luís como objeto de estudo, por conta da importância turística e sociocultural que tem o local. Ao longo de dois anos de pesquisa, o estudante buscou observar e coletar dados sobre a quantidade de praças, como é a apropriação desses locais, por quem são utilizadas e se elas trazem aos visitantes uma sensação de hospitalidade e acolhimento.

Resultados

Ao final da pesquisa, o estudante detectou que problemas, como a falta de higienização e limpeza de espaços públicos da cidade, causam sensações negativas no turista, o que cria uma concepção ruim da cidade. Além disso, as práticas de restauração e preservação do patrimônio histórico, aliadas às melhores condições viárias, proporcionam um espaço mais atrativo para o consumo cultural.

Porém São Luís ainda carece de políticas públicas direcionadas para sua preservação. Com a manutenção de seu acervo cultural e da estrutura dos espaços públicos, a cidade se tornaria um destino turístico mais acolhedor e acessível, acredita Vanderley Rabelo. Além disso, essas melhorias devem refletir ainda na economia local, que tem atividade turística como uma das principais fontes de renda.

Importância da pesquisa

Os pesquisadores acreditam que a pesquisa traz o aprimoramento do conceito de constrangimento turístico e serve também para discussões além da universidade, podendo ser utilizada como base de dados para órgãos públicos e privados, auxiliando no conhecimento sobre as impressões que o turista tem ao longo da sua estada em São Luís.

“É uma discussão que vai além da academia. Pode ajudar no mercado de trabalho, nas políticas públicas voltadas para o desenvolvimento social”, enfatizou Vanderley Rabelo.

A pesquisa trouxe ganhos para os próprios alunos, permitindo o aperfeiçoamento deles na área de pesquisa acadêmica. “Esses alunos tiveram a oportunidade de aliar teoria a prática, fazer essa relação, ter esse amadurecimento científico. Uma oportunidade ímpar.”, avaliou Conceição Belfort.

Reconhecimento

Para Vanderley Rabelo, o prêmio representou uma valorização das pesquisas científicas em Turismo, já que o curso ainda é visto com foco apenas para o mercado de trabalho.

“Quando a gente se depara com uma premiação, que é uma tentativa nossa de inserir esse olhar social dentro da investigação da área de turismo, nos sentimos satisfeitos, porque é um reconhecimento do nosso esforço de questionar os setores e sua formas de atendimento”, enfatizou Vanderley.

Desdobramentos

Além da premiação no SEMIC, a pesquisa “A relação entre constrangimento turístico e o espaço da cidade-relatório”, do estudante Vanderley Rabelo, ainda vai concorrer no 15º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica – 2017, na categoria “Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes”.

A pesquisa também já resultou em artigos e participações em diversos eventos. De acordo com a orientadora, Conceição Belfort, o trabalho deverá ainda ser publicado em livro, para ampliar o acesso da comunidade a essas informações.



Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: ASCOM/UFMA
Última alteração em: 18/01/2018 14:59

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão