Mestrado nacional para professores da educação básica abre 192 vagas Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Mestrado nacional para professores da educação básica abre 192 vagas

Publicado em: 12/01/2018

Até 30 de janeiro, o programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) recebe inscrições. No total, são ofertadas 192 vagas para ingresso em 2018, distribuídas por oito instituições de educação superior (IES) associadas. Provas de conhecimentos serão aplicadas em 20 de fevereiro, e a divulgação do resultado está prevista para 19 de março.

Para participar da seleção é necessário ser professor licenciado de Sociologia na rede pública de educação básica ou possuir um diploma de licenciatura e demonstrar interesse em atuar no ensino de Sociologia no ensino médio.

Coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), o programa é gratuito e semipresencial, com algumas disciplinas e atividades realizadas a distância por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Durante o curso, que tem duração de 24 meses, o aluno deve cursar seis disciplinas obrigatórias e duas optativas, perfazendo 450 horas de aula. Ao final, deve apresentar uma dissertação.

O processo seletivo será realizado em duas fases. A primeira é uma prova escrita de conhecimentos, a ser aplicada em 20 de fevereiro; a segunda, que ocorre de 8 a 13 de março, é uma entrevista sobre uma carta de apresentação do candidato.

Rede nacional
O ProfSocio é parte do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Educação Básica (PROEB). Gerido pela Diretoria de Educação a Distância da CAPES, o PROEB reúne cursos de mestrado profissional em rede nacional nos formatos presencial ou semipresencial voltados a professores da educação básica.
O PROEB possui atualmente cursos nas áreas de Matemática (Profmat); Letras (Profletras); Ensino de Física – MNPEF (ProFis); Artes (ProfArtes); História (ProfHistória); Educação Física (ProEF); Química (ProfQui); Filosofia (Prof-Filo); e Biologia (ProfBio). Também são ofertados neste mesmo formato os cursos em Administração Pública (ProfiAP); em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua); e em Ensino de Ciências Ambientais (ProfCiamb).

UAB
Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é uma rede formada por instituições públicas que oferece cursos de nível superior por meio de educação a distância. A prioridade da UAB é ofertar formação para pessoal atuante na educação básica – professores, gestores e colaboradores, mas existem ofertas de formação para o público em geral. O Sistema UAB é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES.

Confira o edital do ProfSocio e mais informações na página do programa.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: CCS/CAPES
Última alteração em: 12/01/2018 14:42

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

16/10/2018

11:55

Pró-reitor da PPPGI é palestrante na VI Semana de Engenharia do Maranhão SÃO LUÍS - A VI Semana de Engenharia do Maranhão começou nesta segunda (15) e vai até o dia 19...

16/10/2018

09:05

A Semana de Ciência e Tecnologia no Maranhão começa nesta terça-feira (16) Começa hoje o maior evento de divulgação científica do Maranhão, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão 2018....

16/10/2018

08:53

PROCAD/Amazônia seleciona instituições para projetos BRASÍLIA - O Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD Amazônia) divulgou ontem, 15, o resultado final referente ao Edital nº 21/2018. A...

11/10/2018

12:07

UFMA sedia palestra sobre o Marco Legal SÃO LUÍS - Aconteceu na manhâ desta quinta-feira (11), no Auditório de Pós-graduação do CCET, a palestra "Marco Legal de...

10/10/2018

15:53

Nota de pesar: José Bernardino Ramos NOTA DE PESAR   É com grande pesar que a Pró-Reitoria de Pesquisa,  Pós-Graduação e Inovação - PPPGI, recebe e lamenta a...
Fim do conteúdo da sessão