Professora Terezinha Rêgo recebe homenagem da Câmara Municipal por 50 anos dedicados à pesquisa Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Professora Terezinha Rêgo recebe homenagem da Câmara Municipal por 50 anos dedicados à pesquisa

Publicado em: 05/10/2017

SÃO LUÍS - A tarde desta quarta-feira, 4, foi marcada pela emocionante solenidade que homenageou a farmacêutica Terezinha de Jesus Almeida Silva Rêgo, também diretora do Herbário Ático Seabra da Universidade Federal do Maranhão pelos mais de cinquenta anos dedicados à Pesquisa Científica, no estudo da Fitoterapia, Hortas Medicinais, Medicina Popular, Pré-Amazônica, Etnobotânica e Espécies Medicinais. A solenidade, realizada na Câmara Municipal de São Luís, foi proposta pelo vereador Pavão Filho.

A homenageada foi uma das pioneiras na pesquisa de plantas com potencial terapêutico no país e suas pesquisas com ervas medicinais são responsáveis, por exemplo, pela produção de três medicamentos que combatem a pneumonia asiática na China. Mas apesar de toda a sua dedicação, Terezinha Rêgo acredita não merecer tudo isso. “Eu só tenho a agradecer a todos vocês, mas eu sou apenas uma farmacêutica que ama a profissão e dedica sua vida as plantas medicinais e a da preservação da Amazônia Maranhense”, destacou.

A farmacêutica também destacou que seu tempo na UFMA ajudou a criar toda a sua trajetória. “A universidade é a minha vida, lá eu comecei a minha história. Iniciei o curso de Farmácia, na década de 50, e só tenho a agradecer pelo carinho e respeito que a UFMA tem comigo, possibilitando que eu permaneça, mesmo aposentada, meu trabalho na instituição sem nenhuma restrição”, destacou. Segundo Terezinha Rêgo, já foram 75 medicamentos lançados pelo herbário, fazendo assim parte da história da fitoterapia do Brasil e do exterior. “A flora riquíssima do estado do Maranhão merece ser apoiada e mostrada tanto no País como fora dele”, contou.

Receberam também homenagem pela contribuição à doutora Terezinha Rêgo, a presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF), Maria José Luna dos Santos da Silva e a reitora Nair Portela, que foi representada pela diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMA, Rosane Guerra.

Na ocasião, a presidente do CRF destacou a importância do reconhecimento da trajetória de vida da homenageada. “Eu presenciei o início dessa busca da professora Terezinha pela fitoterapia. Ela catalogou a flora maranhense mesmo antes do computador, da máquina fotográfica e de todo o aparato tecnológico que hoje utilizamos para pesquisa. Fazíamos o levantamento para classificação de cada vegetal, manualmente”, contou. Para Luna, a homenagem é justa e em tempo certo, pela luta diária para manutenção tanto do herbário quanto do horto que abarca as diversas plantas medicinais. “Ela tem durante esses cinquenta anos conseguido arrebanhar pessoas para continuar com o seu trabalho”, finalizou.

A diretora do CCBS, Rosane Guerra, na ocasião representando a reitora Nair Portela, engrandece o trabalho que veio sendo feito pela professora Terezinha. “Foi uma solenidade emocionante por retratar a trajetória dessa profissional que, apesar de aposentada, colabora voluntariamente apenas por amor à profissão. Isso é gratificante porque são pessoas raras que conseguem mudar o mundo”, finalizou.

Saiba +

A farmacêutica Terezinha Rêgo também é Doutora em Botânica pela Universidade de São Paulo (USP), Membro – Fundadora da Academia Maranhense de Ciências, Coordenadora do Pólo de Biotecnologia do Maranhão – MAR-BIO, Professora do Departamento de Farmacia da Universidade Federal do Maranhão e especializada em Fitoterapia pela Universidade de Havana, Cuba. Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão (1957). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Morfologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: fitoterapia hortas medicinais, medicina popular pré-amazonia, etnobotânica espécies medicinais, farmacognóstica mangifera indica l e fitogeografia plantas medicinais.

 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: ASCOM/UFMA
Última alteração em: 05/10/2017 08:33

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão