Workshop internacional promoverá discussões sobre ciência cooperativa, tecnologia e educação Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Workshop internacional promoverá discussões sobre ciência cooperativa, tecnologia e educação

Publicado em: 14/07/2017

SÃO LUÍS - Entre os dias 27 e 29 de setembro, no Auditório Central da Cidade Universitária, será realizado o First MCAA Brazil-Europe Workshop (Breuw): Building a sustainable future based on cooperative science, technology and education (Primeiro MCAA Workshop entre Brasil e Europa: construindo um futuro sustentável baseado na ciência cooperativa, tecnologia e educação). O primeiro Breuw sediado no Brasil tem como objetivo apoiar o processo de internacionalização dos institutos de ensino superior maranhenses e de outras regiões do Brasil.

O evento contará com a participação de professores de universidades de vários estados brasileiros e pesquisadores da União Europeia para compartilharem suas experiências. O Breuw tem como público-alvo estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de indústrias farmacêuticas e de biotecnologia.

O Workshop terá mesas-redondas nos três dias, tendo como alguns dos temas “A internacionalização como estratégia para o fortalecimento da educação e da pesquisa”, moderada pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex de Oliveira Souza; “Cooperação academia-indústria por meio da pesquisa e inovação”, moderada pelo membro do MCAA, Daniel Praeg; e “As Ações Marie Sklwodoska Curie como catalisador do intercâmbio Brasil-Europa”, moderada pela filiada do instituto de pesquisa Euraxess Brasil, Charlotte Grawit.

Também haverá conferências com professores de universidades nacionais e internacionais para debater sobre diversos assuntos, como biomedicina, produtos farmacêuticos naturais, oportunidades e desafios das indústrias farmacêuticas brasileiras e aplicações biotecnológicas de cianobactérias.

“O primeiro MCAA Breuw é uma excelente oportunidade para os alunos e profissionais maranhenses conhecerem as oportunidades de mobilidade nacional e internacional, bem como opções de fomento público e privado brasileiras e europeias. Além disso, busca incentivar a criação de redes de contato com profissionais de excelência em diversas áreas do conhecimento e a aproximação com empresas de referência”, disse o coordenador do evento, Leonardo Teixeira Dall’Agnol, professor dos programas de pós-graduação em Saúde e Ambiente (PPGSA) e em Biodiversidade e Conservação (PPGBC) da UFMA.

Saiba mais

A Marie Curie Alumni Association (MCAA), criada em 2017, é uma associação internacional criada para reunir todos os pesquisadores bolsistas e ex-bolsistas beneficiados com o financiamento do programa Marie Skłodowska Curie Actions (MSCA) da União Europeia, um encorajador da mobilidade internacional entre pesquisadores que já financiou 50 mil bolsistas.

A versão brasileira da MCAA tem por objetivo promover uma rede entre pesquisadores brasileiros ou estrangeiros que vivem no Brasil, criando um ambiente interdisciplinar por meio de eventos e outras ações que visam à troca de conhecimentos entre os pesquisadores, além de realizar a divulgação de pesquisas.

Confira o site do evento


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: ASCOM/UFMA
Última alteração em: 14/07/2017 10:19

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

22/01/2018

15:47

Pesquisa vencedora do Prêmio Fapema 2017 aborda a síndrome metabólica SÃO LUÍS - Em meio a tantas dificuldades e desafios que permeiam o processo de desenvolvimento de uma pesquisa, o...

18/01/2018

14:58

Aluno premiado no SEMIC desenvolve pesquisa sobre constrangimento turístico SÃO LUÍS – Uma pesquisa que faz parte do projeto de pesquisa “São Luís, patrimônio cultural da humanidade — a dualidade...

18/01/2018

14:00

Divulgado novo prazo de inscrição para programas internacionais da CAPES Os editais para os programas de Professor Visitante (PVE), Pós-doutorado e Doutorado-pleno, chamadas que contemplam bolsas no exterior pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal...

12/01/2018

14:32

Mestrado nacional para professores da educação básica abre 192 vagas Até 30 de janeiro, o programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) recebe inscrições. No total, são ofertadas...

08/01/2018

15:23

Inscreva-se para a 70ª Reunião Anual da SBPC No ano em que comemora seus 70 anos, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizará a sua...
Fim do conteúdo da sessão