Projeto UFMA Sustentável promove mostra de vídeos de sensibilização à comunidade acadêmica Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Projeto UFMA Sustentável promove mostra de vídeos de sensibilização à comunidade acadêmica

Publicado em: 27/06/2017

SÃO LUÍS - A mostra de vídeos de sensibilização à comunidade acadêmica acontece desde o dia 19 de junho no Restaurante Universitário e no centro Pedagógico Paulo freire na UFMA, a atividade faz parte das ações de sensibilização do projeto “UFMA Sustentável”, instrumento de planejamento que visa instituir práticas de sustentabilidade, gestão de resíduos, arquitetura verde, eficiência energética, qualidade de vida e otimização de gastos públicos na Universidade.

Na oportunidade, estão sendo veiculados vídeos de sensibilização ao descarte correto de lixo, diminuição do uso de copos descartáveis, além de otimização do uso do ar-condicionado em salas e prédios da Universidade.

Na avaliação do professor Flávio Pires, do Departamento de Educação Física da UFMA, além da inserção da responsabilidade socioambiental nas atividades da Universidade, um dos principais objetivos das ações do “UFMA sustentável” é a importância de otimizar gastos públicos, com adoção de critérios de sustentabilidade pautados em protocolos ambientais.

Para o vice-reitor da UFMA, Fernando Carvalho, coordenador do “UFMA sustentável”, a iniciativa pode ajudar a Universidade nesse momento crítico de crise política e financeira que o país vive. “Com cortes no orçamento da UFMA é importante que possamos intensificar a otimização dos gastos públicos, além de contribuir para a sustentabilidade na Instituição”, afirmou.

Sobre o Programa UFMA Sustentável

O Programa UFMA Sustentável foi apresentado em dezembro de 2016 à administração superior para verificar a sua adequação ao Planejamento Estratégico da UFMA. Entre as propostas, o programa pode servir de orientação nas iniciativas de contratações, compras ou convênios da UFMA, que segundo o seu projeto central “devem adotar um número maior e mais incisivo de atributos e critérios de sustentabilidade, conforme especificado em protocolos ambientais.

O programa é formado por uma comissão elaboradora que reúne docentes, estudantes e diversos setores administrativos da UFMA e o planejamento prevê definição de ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, possibilitando à UFMA a implementação de práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: Núcleo de Comunicação da PPPGI
Última alteração em: 27/06/2017 10:54

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão