VI Jornada de Informática do Maranhão disponibiliza novas informações da área de Tecnologia da Informação Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

VI Jornada de Informática do Maranhão disponibiliza novas informações da área de Tecnologia da Informação

Publicado em: 27/10/2016

O Departamento de Informática (DEINF), em parceria com a Coordenação do curso de Engenharia da Computação e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizaram nesta quarta-feira, 26, a cerimônia de abertura da VI Jornada de Informática do Maranhão (JIM). A palestra de abertura foi ministrada pela professora Débora Maria Rossi de Medeiros, da Universidade Federal do ABC.

A jornada é um evento de caráter acadêmico e técnico-científico com o objetivo de propiciar um espaço de intercâmbio entre os diversos atores dos setores de Informática do Estado do Maranhão, apresentando e discutindo temas que abordem a aplicação da Computação para a solução de problemas regionais, bem como as pesquisas em Informática realizadas nas instituições do estado.

De acordo com o coordenador do evento, professor João Dallyson Sousa de Almeida o evento desempenha papel importante na área da Informática do estado. "A JIM, ao longo de suas cinco edições anteriores, desempenha um papel importante na discussão da abrangência e atuação da Computação como motor de desenvolvimento e inclusão social. Desde a primeira edição, em 2006, temos  contado com a participação de discentes da graduação, pós-graduação e  profissionais ligados a área da informática no estado do Maranhão e estados vizinhos", explicou.

Já o Vice-Reitor e Pró-Reitor de Pesquisa, professor Fernando Carvalho Silva diz que esse é um evento que propicia a participação e o conhecimento dos envolvidos. "Nós nos sentimos gratos de estar na abertura de um evento como esse, que reúne tantos discentes e profissionais. É um evento que está em sua sexta edição, mas que tem grande importância, porque aqui são discutidos os avanços da computação, por meio de apresentações de trabalho que criam um ambiente propício para o conhecimento e  participação de todos.

Durante a palestra a professora Débora Medeiros, da UFABC, abordou sobre o tema Mineração de textos. Para ela, esta é uma área desafiadora e frutífera, tudo que se faz hoje em dia é disponibilizado em forma de relatórios, textos, sites. "Temos disponível muita informação textual, mas ao mesmo tempo esta informação é muito difícil de ser automaticamente minerada, extraída, identificada, porque é uma informação que você fala, escreve textualmente e pode expressar de inúmeras maneiras diferentes", afirmou.

Débora Medeiros ainda falou das três grandes áreas de aplicação da Mineração de texto, que são: os websites, a literatura científica e as redes sociais.

Durante o evento os participantes terão possibilidade de acesso a temas e discussões recentes na área de Tecnologia da Informação, através de atividades como palestras, minicursos, painéis de discussão e apresentação de trabalhos científicos.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Natália Coutinho

Texto: Núcleo de Comunicação da PPPGI
Última alteração em: 27/10/2016 15:15

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão