IV Semana de Engenharia do Maranhão (Senge) iniciou suas atividades nessa segunda-feira (17) Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

IV Semana de Engenharia do Maranhão (Senge) iniciou suas atividades nessa segunda-feira (17)

Publicado em: 18/10/2016

SÃO LUÍS – Com a temática “A Engenharia Nordestina: O Desenvolvimento Tecnológico no Cenário Atual”, a IV Semana de Engenharia do Maranhão (Senge) iniciou suas atividades nessa segunda-feira (17) com as palestras de abertura “Desenvolvimento tecnológico no Brasil: Desafios e realidade”, ministrada pelo professor aposentado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), José Marques Póvoa, e “O engenheiro no Mercado de Trabalho – Oportunidades e Desafios”, ministrada pelo diretor presidente do Sindicato dos Engenheiros do Maranhão, Berilo Macedo.

O evento tem como objetivo fomentar o exercício da Engenharia como ferramenta para o desenvolvimento técnico-científico no Maranhão e no Brasil, a fim de proporcionar uma perspectiva socioeconômica em regiões ainda pouco desenvolvidas ou em desenvolvimento. O evento abordará o papel da Engenharia Nordestina, seu fortalecimento econômico e desenvolvimento em relação ao cenário atual, a fim de promover um debate sobre as tendências regionais do mercado de trabalho, além dos quesitos necessários para o avanço tecnológico e profissional nos diversos campos da Engenharia.

Dentre as atividades que serão realizadas durante a semana, destacam-se as palestras, workshops, minicursos e visitas técnicas, debates com foco em empreendedorismo, além de mostras científicas e tecnológicas voltadas para a importância da Engenharia no mercado de trabalho.

A mesa de abertura da solenidade foi composta pelo vice-reitor da UFMA, Fernando Carvalho Silva; pelo diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UFMA, professor Ridvan Fernandes; secretário de Ciência, Tecnologia e Informação do Estado, Jhonatan Almada; o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UFMA, professor Denivaldo Lopes; a coordenadora do curso de Engenharia Química da UFMA, professora Audirene Santana; o coordenador do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), professor José Renato Lima.

A  subcoordenadora do evento, a discente Luana Sofia Silva Pereira, enfatizou a importância do evento para a comunidade acadêmica, por aproximar os alunos, de forma bem abrangente, da realidade que ele irá enfrentar depois de formado. “É importante o prestígio dos convidados nas palestras, minicursos e workshops para agregar conhecimento, manter intercâmbios entre as faculdades da região, além de contribuir no que tange as inovações das tecnologias no Nordeste”, pontuou.

O vice-reitor, Fernando Carvalho Silva, destacou a escolha do tema, além do despertar ao empreendedorismo na área de Engenharia, para que os estudantes e profissionais possam atuar no atual cenário do mercado de trabalho. "O tema escolhido é um tema muito importante, considerando o momento atual que o país atravessa, por isso essa discussão pode mostrar os caminhos e diversidades que os futuros profissionais terão”.

O evento, que tem parceria dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Química e BICT, seguirá até o dia 21 de outubro, no Centro Pedagógico Paulo Freire. Para mais informações acesse o site do evento.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: ASCOM/UFMA
Última alteração em: 18/10/2016 17:34

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão