Pesquisadora da UFGRS discute a idealização da família e do amor romântico Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Pesquisadora da UFGRS discute a idealização da família e do amor romântico

Publicado em: 24/08/2016

SÃO LUÍS - Dando continuidade à programação de boas-vindas aos mestrandos ingressantes no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM), foi realizada na manhã da terça-feira, 23, a palestra “Idealizações de família e amor romântico: o que as pesquisas sobre maus-tratos emocionais têm a nos dizer”, proferida pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Jane Felipe de Souza.

A crescente publicidade de violências cometidas contra a mulher estimulou a realização de debates e discussões acerca da temática, compreendida como um problema social, na intenção de levantar medidas que protejam as mulheres de seus agressores e criem ações punitivas mais eficazes.

A palestra foi inspirada em uma pesquisa internacional que Jane Felipe vem realizando em Porto Alegre e na Espanha. Ela destacou que a motivação por essa temática veio de ouvir relatos de alunas que sofriam violência emocional, recebiam ameaças de ex-maridos e ex-namorados e acabavam desistindo do curso, além de episódios em que alguns maridos não gostavam do fato da esposa cursar uma faculdade, pois dariam a elas grau de instrução maior do que o deles e mudança de atitude dentro de casa, já que mulheres não estariam mais presa ao lar, dedicadas somente em cuidar dos filhos e do marido.

A pesquisadora, desse modo, trabalha na pesquisa a perspectiva da idealização do amor romântico e da família, que, por vezes, impede que a mulher entenda que é errado ter uma relação marcada por maus-tratos emocionais. “Eu trabalho com a ideia da idealização do amor romântico e das relações familiares, em que, no primeiro caso, nos deparamos com um companheiro ou companheira excessivamente dedicado em fazer o parceiro ou parceira feliz, romantizando bastante a relação, acreditando que o amor que sente irá transformar o outro. No segundo caso, nos deparamos com mulheres que priorizam o bem-estar familiar, que, apesar de serem vítimas de violência, preferem manter a família e o casamento”, mencionou.

A professora da UFRGS relatou, também, que as relações abusivas não estão restritas só para relações heterossexuais, ocorrendo também casos violentos em relações homossexuais. “Esse contexto não está direcionado só para mulheres, envolve todos os gêneros que de alguma forma se encontram em uma relação de maus-tratos emocionais e não se dão conta que estão vivendo um relacionamento abusivo. No caso das mulheres, essa violência vem disfarçada de violência benévola, atitudes sutis que impõem o controle sobre o parceiro ou a parceira, sem que o mesmo perceba, além de atitudes de micro machismos”, relatou a palestrante.

A coordenadora do PPECEM, Maria Consuelo Lima, destacou que assuntos abordados pela professora Jane Felipe permitem que os professores e mestrandos pensem além da Física, da Química, da Matemática e da Biologia, que compreendam o contexto social em que seus alunos se encontram. “Apesar do PPECEM estar direcionado para formação de professores em disciplinas específicas, devemos pensar que somos educadores e que quando chegamos a uma sala de aula precisamos compreender a diversidade dos alunos e as vivências diferenciadas que trazem de casa e de seus círculos de amizade”, declarou.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: ASCOM/UFMA
Última alteração em: 24/08/2016 15:06

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão