UFMA firma parceria com órgãos do judiciário para promover ações de sustentabilidade Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

UFMA firma parceria com órgãos do judiciário para promover ações de sustentabilidade

O termo foi assinado durante o I Seminário de Sustentabilidade e Redução de custos na gestão pública realizado no TRE-MA

Publicado em: 08/07/2016

 

SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), a Justiça Federal e o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), instituições que compõem a “Ecoliga da Justiça”, realizaram na manhã desta quarta-feira (06), na sede do TRE-MA, na Areinha, o I Seminário de Sustentabilidade e Redução de custos na gestão pública com foco na legislação que implementa o Plano de Logística Sustentável (PLS). O evento apresentou o Plano como ferramenta de gerenciamento de recursos materiais e financeiros desde a sua implantação legal, seus resultados e os procedimentos de implementação dentro de um órgão.

Durante o seminário foi assinado um Protocolo de Intenções para integrar os órgãos da Ecoliga em quatro temas ligados à sustentabilidade: Racionalização e redução de custos; Logísticas integradas de veículos; Capacitação e produção científica; Destinação adequada de resíduos e Compras sustentáveis.

Para o presidente do TRE–MA, Des. Lourival de Jesus Serejo Sousa, a realização do seminário só foi possível pela união de todos os representantes das instituições da Ecoliga. “Otimizar o uso dos recursos públicos é um grande desafio e assinarmos um termo de cooperação técnica é algo inovador. Uma oportunidade única de integração entre instituições do poder judiciário e a UFMA. Dessa forma, teremos um Maranhão mais comprometido com o socioambiental na busca de novos caminhos sustentáveis”, disse.

Segundo o vice-reitor e pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFMA, Fernando Carvalho, o termo assinado com as instituições do poder judiciário permitirá a troca de experiências sobre a implantação do PLS. “A partir de agora desenvolveremos ações conjuntas e trocaremos experiências exitosas, considerando que essas instituições já estão desenvolvendo seus planos e a UFMA está iniciando as suas atividades nesse sentido. Também é uma forma de termos um novo modelo de gestão que agregue o desenvolvimento econômico com o desenvolvimento social e a preservação ambiental”, afirmou.

Ainda de acordo com o vice-reitor, a UFMA iniciou em 2014 a implantação do seu Plano de Logística Sustentável, visando atender aos dispositivos legais instituídos pelo Governo Federal, mas devido as dificuldades não foi possível a sua consolidação. No entanto, ações estão sendo planejadas e integradas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade, a fim de assegurar recursos materiais, humanos e financeiros necessários a integral execução do PLS.

“No intuito de consolidar de forma abrangente as atividades propostas pelo PLS da UFMA, foi elaborado agora em 2016, o programa ‘UFMA sustentável’, que visa promover a sustentabilidade na Universidade em seus diversos âmbitos e atuações das esferas administrativas e acadêmicas, incorporando a sustentabilidade às suas práticas cotidianas por meio de uma mudança na cultura organizacional. Esse programa será inserido no novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2017 a 2021 para assim transformarmos o campus do Bacanga em uma cidade universitária sustentável”, declarou o vice-reitor.

Em palestra, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Noberto Campelo, explicou a importância das medidas de responsabilidade socioambiental para eficiência no poder judiciário (Resolução CNJ nº 201/2015). “O PLS é um instrumento de gestão que otimiza a eficiência dos gastos públicos. E nesse momento de crise é uma grande oportunidade para que repensemos nosso próprio pensamento”, afirmou.

O I Seminário de Sustentabilidade e Redução de custos na gestão pública ainda contou com a palestra da assessora  chefe de Gestão Socioambiental do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ketlin Feitosa, que abordou sobre o “Plano de Logística Sustentável” e do assessor – chefe de Gestão Socioambiental do Superior Tribunal Eleitoral, Ganem Amidem Neto, que fez um Panorama da Gestão Socioambiental no Poder Judiciário.

Também participaram da mesa de abertura do I Seminário de Sustentabilidade e Redução de custos na gestão pública, o presidente do TJ-MA, Cleones Cunha, o diretor do Fórum da Justiça Federal Seção Judiciária do Maranhão, Linosvaldo Serra, o presidente da Comissão Ambiental do TRT – MA, Bruno de Carvalho, representando o presidente do TRT no Maranhão, James Magno Araújo Farias, e a secretária Municipal de Meio Ambiente, Maria de Lourdes Maluda Cavalcanti Fialho.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: ASCOM/UFMA
Última alteração em: 08/07/2016 10:54

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão