O papel na ponta do lápis: Seja Digital Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Início do conteúdo da sessão

O papel na ponta do lápis: Seja Digital

Publicado em: 18/09/2018

A tecnologia também existe em favor dos bons costumes e hábitos sustentáveis no mundo. Para isto, saiba que diversas iniciativas tecnológicas contribuem para a sustentabilidade no uso de recursos no meio ambiente.

O universo digital, por exemplo, pode garantir que você utilize menos recursos para resolver sua vida. O simples pagamento de uma conta é exemplo de uma atividade que o mundo digital já pode resolver sem que você saia de casa. Diversas empresas já utilizam sistemas seguros de internet banking para pagamento de suas contas, fatura digital, consulta digital de extratos de conta e outros serviços que dispensam o uso desnecessário do papel. Essas iniciativas otimizam seu tempo e seu dinheiro, evitam filas e ainda contribuem para a redução do uso do papel e consecutivamente do desmatamento florestal.

Ser consciente do bom uso do papel, assim como de outros recursos finitos não significa que você é careta. Pelo contrário, assumir atitudes responsáveis garante que você seja a diferença não só no mercado de trabalho, mas na vida e nas suas relações pessoais. Por isso, assuma a responsabilidade de contribuir para um ambiente mais saudável para você, sua família e as pessoas ao seu redor.

Saiba +

O papel na ponta do lápis: Confira 4 bons hábitos do consumo

O papel é um dos materiais mais utilizados no mundo e há centenas de anos já faz parte de nosso cotidiano. Normalmente utilizado nas organizações como meio de informação, comunicação, educação e higiene. O papel produzido no nosso país é fruto de esforços sustentáveis e uma forte legislação que permite que toda e qualquer produção desse material seja originado de árvores plantadas, um recurso renovável e extremamente importante para o meio ambiente e para a sociedade.

Nesse cenário, o Brasil é importante produtor de papel, se destacando mundialmente por abastecer não só o mercado interno, mas exportando os produtos para países da América Latina, União Europeia e América do Norte.

Mas mesmo com todos os processos regulatórios de produção de papel no Brasil, não pode-se deixar de ressaltar que a fabricação deste material não está livre dos impactos ambientais, sobretudo por conta da utilização de diversas outras fontes de energia e recursos naturais finitos, como a água por exemplo. Uma pesquisa da Estatal Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, destaca que a fabricação de 1 tonelada de papel utiliza 2 a 3 toneladas de madeira, além de água e energia.

Dados da IBÁ – Indústria Brasileira de Árvores, a produção de papel no Brasil vem aumentando significativamente, sobretudo nos último 50 anos. O site da organização IBÁ destaca que “em 66 anos, o setor aumentou em 40 vezes a sua produção e gerou no último ano mais de US$ 1,1 bilhão de saldo positivo na balança comercial”.

Muitos podem ser os impactos ambientais da produção do papel, principalmente no que diz respeito à utilização de outros recursos em sua fabricação. Considerando isto, nota-se a importância da preservação da natureza, redução de consumo e reciclagem de papéis no nosso dia-a-dia.

Não desperdiçar seu uso com coisas banais é extremamente importante, sobretudo por que o papel é um dos principais motivos do desmatamento florestal no mundo.

Mas para além do uso demasiado de papel, outras iniciativas, sobretudo as tecnológicas já veem a importância da adoção de processos informatizados em detrimento do uso do papel. Os avanços tecnológicos, as aplicações, softwares e outras iniciativas já tornam o desenrolar da atuação das organizações mais produtivo, ágil, eficaz e principalmente sustentável.

E aqui fica a nossa dica: Seja sustentável no uso do papel você também! Siga os quatro passos do bom uso do papel aqui listados! 😊


Lugar: Universidade Federal do Maranhão
Texto: LUCIO SILVA
Fonte: Programa Institucional Ufma Sustentável
Última alteração em: 18/09/2018 13:08

Fim do conteúdo da sessão