Para entender alguns conceitos: Quais são as dimensões do desenvolvimento sustentável? Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 17/08/2018

Diversos autores caracterizam as dimensões como um aspecto ou faceta de algo. É importante notar que o termo “dimensões” pode ter diversos usos, de acordo com o contexto especificado. Uma dimensão pode ser uma característica, uma circunstância ou fase de algo.

Em relação às dimensões do desenvolvimento sustentável, o autor Ignacy Sachs, economista polonês e naturalizado francês conceitua o termo a partir de 8 dimensões específicas da sustentabilidade, a saber: dimensão ambiental, econômica, social, cultural, espacial, psicológica, política nacional e internacional. O autor destaca também que o atingimento da plenitude do que se considera “desenvolvimento sustentável” depende do alcance de todas as 8 dimensões da sustentabilidade.

Cada dimensão do desenvolvimento sustentável tem ligação com questões intrinsecamente sociais, sobretudo no que diz respeito às questões políticas, discricionárias e ambientais. Esses são considerados pilares principais do conceito de sustentabilidade.

Ao caracterizar essas dimensões, o autor reforça a importância social de cada item no que diz respeito às questões sustentáveis para o desenvolvimento. Entender que o mundo passa por transformações em todos os aspectos, que inclusive são ligadas às questões populacionais, demográficas e de limitação de recursos naturiais é o primeiro passo para se compreender o desenvolvimento sustentável enquanto política internacional.

Em outro texto abordar-se-á cada dimensão do desenvolvimento sustentável e seus desdobramentos.

Lugar: Universidade Federal do Maranhão - Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: LUCIO SILVA