O que é Lixo Eletrônico e quais seus malefícios? Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Início do conteúdo da sessão

O que é Lixo Eletrônico e quais seus malefícios?

Publicado em: 05/04/2018

Monitores de computadores, carcaças de telefones celulares e baterias, periféricos de computadores, televisores, câmeras fotográficas e impressoras. Esses são exemplos de alguns materiais que podem se tornar lixo eletrônico. Em suma, quaisquer resíduos materiais provenientes do descarte de equipamentos eletrônicos caracterizam esse tipo de lixo. Segundo o Pnuma - Programa da ONU para o Meio Ambiente, cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo. Entre os países emergentes, é o Brasil que mais gera lixo eletrônico. Diante disso torna-se extremamente necessário um programa permanente de reciclagem ou reutilização desse tipo de lixo, que pode causar inúmeros danos à saúde humana e ao meio ambiente, se forem descartados de forma errada.

Geralmente as pessoas descartam o lixo eletrônico quando um equipamento ou parte dele apresenta algum defeito, esquecendo-se que muitos destes equipamentos possuem substâncias químicas extremamente nocivas à saúde humana, como o chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.)
Essas substâncias podem provocar contaminação de solo e água, além de doenças graves no ser humano, sobretudo às pessoas que se utilizam do lixo para a sobrevivência, como os catadores de lixos e outros.

Atualmente a Universidade Federal do Maranhão possui um ponto de coleta desses materiais. Fica localizado na entrada do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, recebendo entre 5 a 10 kg de lixo eletrônico todos os dias. Se você detectou algum lixo desse tipo em casa, descarte de forma correta, ou traga ao ponto de coleta na Ufma.


Lugar: Cidade Universitária Dom - Universidade Federal do Maranhão
Texto: LUCIO SILVA DE JESUS
Última alteração em: 05/04/2018 10:01

Fim do conteúdo da sessão