10 boas razões para você substituir o copo descartável por uma caneca Universidade Federal do Maranhão - UFMA

10 boas razões para você substituir o copo descartável por uma caneca

Publicado em: 02/04/2018

Todos sabemos que o copo descartável compõe o time de vilões à nossa saúde e ao meio ambiente. As consequências do seu uso são extremamente prejudiciais para a nossa sociedade. Infelizmente as iniciativas para estabelecer novos hábitos e suprir essa demanda ainda são poucas, porém alternativas não faltam! A adoção de uma caneca reutilizável é uma boa saída, muito simples e de real impacto.

Listamos 10 boas razões para você aderir a ideia de substituir copos descartáveis por canecas que durarão bem mais e que inclusive podem ser personalizadas, de acordo com o seu gosto.

1 - Infelizmente o plástico, utilizado na fabricação dos copos descartáveis, não é biodegradável, ou seja,  não pode ser destruído por um agente biológico. Muitas vezes não tem como destino a reciclagem, que deveria ser destino imediato após o uso.

2 - Os impactos das mudanças climáticas não são necessariamente causadas só pela produção de copos descartáveis, mas a não produção dos mesmos pode minimizar consideravelmente esse processo.

3 - Estudos da Abrelpe - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos indicam que no Brasil são consumidos 720 milhões de copos descartáveis por dia, significa que empilhados dariam uma volta e meia no planeta.

4 - São inúmeras as substâncias cancerígenas do copo descartável, quando em contato com substâncias quentes, como líquidos. O simples cafezinho diário pode se tornar extremamente prejudicial a sua saúde.

5 - O copo descartável leva em média de 200 a 400 anos para se decompor no meio ambiente, se tornando um imenso vilão por conta dos materiais utilizados para fabricação do mesmo. Lembre-se que o Petróleo não é renovável.

6 - A produção dos copos leva 3 vezes mais água do que a simples limpeza de uma caneca. Uma boa lavadinha na caneca substitui o desperdício de em média 500ml a 3 litros de água, que seriam utilizados para fabricação de apenas 1 copo descartável.

7 - A produção do copo descartável gasta energia elétrica, água, petróleo.

8 - Sua caneca pode caber no seu bolso. Além de fácil porte, você pode colocá-la na sua mochila.

9 - Prefira as canequinhas personalizadas. São mais bonitas e você pode procurar uma que tenha a estampa de seu cantor, série ou filme favorito.

10 - Seja criativo e faça a diferença. No seu grupo de amigos você pode ser o pioneiro a adotar um consumo consciente. Isso não é ser careta, você não será menos legal se utilizar uma caneca do seu gosto.

Lugar: Cidade Universitária - São Luís
Texto: LUCIO SILVA DE JESUS