UFMA é a melhor instituição de ensino superior do Maranhão, segundo avaliação do MEC Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Início do conteúdo da sessão

UFMA é a melhor instituição de ensino superior do Maranhão, segundo avaliação do MEC

Publicado em: 26/12/2018

SÃO LUÍS – O Ministério da Educação (MEC) liberou, na última terça-feira, a consulta dos conceitos dos cursos de graduação e das instituições de educação superior, que mais uma vez confirmou a Universidade Federal do Maranhão como a melhor instituição de ensino superior do estado, com a manutenção da nota 4 (Muito Bom), em uma escala de 1 a 5, no Índice Geral de Cursos (IGC) avaliados em 2017.

Em 2014, foram 26 cursos avaliados no Ciclo Azul, com oito notas 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), 16 com nota 3 e dois cursos sem conceito. No resultado da avaliação de 2017, divulgados nesta semana, houve considerável avanço: desta vez, foram 31 cursos analisados, um curso nota 5 (Engenharia da Computação) ― um dos dois únicos do país com o conceito máximo ―, 19 cursos com nota 4, e 10 com nota 3, o que, no exame do professor Romildo Sampaio, procurador educacional da UFMA, trata-se de um resultado expressivo, superior ao obtido no ciclo anterior.

No IGC, indicador que mede a qualidade das instituições de educação superior, a UFMA manteve-se com nota geral 4, mas aumentou o valor contínuo do indicador em relação ao ano anterior, o que a aproxima um pouco mais do conceito de excelência, que é cinco (5). “Todo o trabalho que estamos fazendo busca consolidar a instituição como uma das melhores do Norte e Nordeste do país. No Maranhão, fomos a única universidade, entre públicas e privadas, a obter o IGC 4”, enfatizou o procurador educacional.

Ele ainda frisou que a conquista resulta do esforço que a instituição vem realizando há alguns anos, envolvendo diversos setores com vistas à melhoria contínua da qualidade dos seus cursos nos diferentes indicadores e órgãos de avaliação. “Trata-se de um trabalho conjunto que abarca a Pró-reitoria de ensino e as coordenações de curso, cujas ações são capilarizadas para os professores e estudantes dos nossos cursos. Envolvemos, assim, todos os atores institucionais, contando sempre com o apoio irrestrito da gestão superior. Os resultados têm aparecido nas diferentes avaliações e rankings da educação superior, nos colocando numa posição de destaque em termos de qualidade, não só na graduação como também na pós graduação”.

Relevantes resultados

Um dos mais emblemáticos resultados obtidos na UFMA foi conquistado pelo curso de Engenharia da Computação, vinculado ao Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, que foi avaliado como o segundo melhor do Brasil, com a nota 5, entre os 149 cursos da mesma área avaliados no país.

O coordenador do curso, Cláudio Aroucha, fala da satisfação em ser o segundo melhor do país e lembra que o resultado é fruto da dedicação e participação ativa dos professores, estudantes, gestão superior e técnicos-administrativos. “O nosso curso é novo e, em sua maioria, formado por professores jovens que se dedicam para oferecer um ensino de qualidade. A UFMA tem dado suporte à medida que os recursos são destinados, por isso, só temos a agradecer e trabalhar ainda mais para melhorar a educação superior voltada para as engenharias”, disse.

Para 2019, segundo Cláudio, já existe um planejamento quanto à infraestrutura do curso, para que os estudantes estejam mais preparados para fazerem o Enade.“Nosso objetivo, para o ano que vem, é oferecer um suporte maior para os estudantes que vão realizar a prova. Os equipamentos que utilizamos são de última geração e vão contribuir para a formação desses profissionais. Assim, os alunos já saem bem preparados tanto para o mercado quanto para o universo acadêmico, a exemplo daqueles que já iniciaram seus estudos de mestrados e outros até o doutorado. Isso mostra o cuidado e o comprometimento de toda a equipe do curso de Engenharia da Computação”, afirmou.

Outros cursos com grande destaque foram: Bacharelado em História, com nota 4 no CPC, ocupando 15ª posição entre os 55 cursos analisados no Brasil; Letras-Português, com 4, ficando na 36ª posição entre 227 cursos; Engenharia Civil, na 40ª posição entre 537; Engenharia Mecânica, entre os 291 bacharelados, o curso ocupa a posição de número 25; Engenharia Elétrica, no posto 129, entre 365 cursos, etc.

Ainda na lista de cursos da UFMA com a nota 4 estão a Licenciatura em História, Bacharelado em Ciências da Computação, Bacharelado em Ciências Biológicas, Licenciatura em Ciências Sociais, Licenciatura em Educação Física, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Licenciatura em Geografia, Bacharelado em Geografia, Licenciatura em Letras-Espanhol, Licenciatura em Letras-Inglês,Licenciatura em Pedagogia, todos em São Luís, e Licenciatura em Letras-Português, no câmpus de Bacabal.

Entre aqueles que obtiveram nota 3, listam-se o Bacharelado em Ciências Biológicas, Licenciatura em Artes Visuais, Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Matemática, Licenciatura em Música, Licenciatura em Química, todos no câmpus de São Luís, Licenciatura em Ciência da Computação, em Codó, e Engenharia de Alimentos e Licenciatura em Pedagogia, no câmpus de Imperatriz.

Mestrados e Doutorados aprovados pela CAPES

O ano de 2018 foi um dos mais exitosos para a pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão. Foram 9 propostas de Mestrado e 3 de Doutorado aprovadas pela CAPES ― Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, evidenciando a envergadura e a relevância das pesquisas desenvolvidas pelos docentes da Instituição.

A mudança desse quadro está ligada à atuação estratégica da Pró-reitoria de Pós-graduação e Inovação sob a gestão do professor Allan Kardec Duailibe Barros Filho, para quem as conquistas são fruto da competência dos professores da UFMA em seus diversos câmpus, de uma política de descentralização e desburocratização e do incondicional apoio institucional e articulação nacional.  

Mestrados aprovados

  1. Comunicação (Acadêmico) ―Imperatriz
  2. Saúde e Tecnologia ― Imperatriz
  3. Comunicação (Profissional) ― São Luís
  4. Sociologia ― Imperatriz
  5.  Formação Docente em Práticas Formativas (Profissional) ― Imperatriz
  6. Geografia ― São Luís
  7. Artes Cênicas ― São Luís
  8. Engenharia Aeroespacial em Rede do Nordeste ―Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte
  9. Ciências Ambientais ― Chapadinha

 

Doutorados Aprovados

  1. Ciência da Computação ― São Luís
  2. Ciências dos Materiais ― Imperatriz
  3. História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes ― São Luís

 

Estrelas na avaliação do Guia do Estudante


A UFMA obteve, novamente, resultados expressivos na análise do Guia do Estudante da Editora Abril deste ano: 61 cursos receberam estrelas na última avaliação. No GE, cada curso recebe de três a cinco estrelas, de acordo com os critérios estabelecidos: infraestrutura, corpo docente e projeto didático-pedagógico. Só recebem estrelas os cursos bem-avaliados.

No total, 31 cursos foram avaliados com quatro estrelas; e 30, com três estrelas. É a maior quantidade de estrelas obtidas em todas as avaliações da UFMA promovidas pela publicação da Editora Abril.

Foram analisados pela Editora quarenta graduações da Cidade Universitária (São Luís): Os 23 cursos que receberam quatro estrelas foram Administração, Artes Visuais, Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Contábeis, Ciências Sociais (Bacharelado), Ciências Sociais (Licenciatura), Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Farmácia, Física (Licenciatura), Geografia (Bacharelado), História, Letras, Matemática, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química (Licenciatura), Relações Públicas, Serviço Social e Turismo.

Dezessete cursos obtiveram três estrelas: Biblioteconomia, Ciências da Computação, Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Econômicas, Design, Filosofia, Física (Bacharelado), Geografia (Licenciatura), Hotelaria, Jornalismo, Medicina, Música, Oceanografia, Odontologia, Química (Bacharelado), Rádio, Televisão e Internet e Teatro.

O Guia do Estudante avaliou 21 graduações dos câmpus do continente: Oito graduações do câmpus do continente receberam quatro estrelas: Ciências Biológicas (Chapadinha), Ciências Naturais e Exatas (Bacabal, Codó, Imperatriz, Pinheiro e São Bernardo), Jornalismo (Imperatriz) e Letras (São Bernardo).

Treze cursos com três estrelas: Agronomia (Chapadinha), Ciências Contábeis (Imperatriz), Ciências Humanas (Bacabal, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro e São Bernardo), Ciências Naturais e Exatas (Grajaú), Direito (Imperatriz), Enfermagem (Imperatriz), Engenharia de Alimentos (Imperatriz), Pedagogia (Imperatriz) e Zootecnia (Chapadinha).

A 28ª edição da avaliação dos cursos de graduação e licenciatura pelo Guia do Estudante faz parte do Prêmio Melhores Universidades, promovido anualmente pela publicação da Editora Abril. Participam do processo somente os cursos que são presenciais, estão em andamento e serão ofertados no próximo semestre.

 

Ranking Universitário da Folha ― RUF

Mais uma conquista obtida foi a indicação da Universidade Federal do Maranhão pelo Ranking Universitário da Folha 2018 (RUF), como a melhor universidade do estado. Entre as 196 instituições avaliadas em todo o país, a UFMA ficou em 58º lugar, e, em primeiro, no Maranhão, pela terceira vez consecutiva.

Em relação à 2017, a Federal do Maranhão cresceu em alguns aspectos, como a internacionalização (110ª posição, ano passado, para 98ª, este ano) e inovação (37ª para 34ª posição no ranking). Além desses dois aspectos, o RUF avalia ainda a pesquisa, o ensino e a avaliação do mercado.

Entre os 40 cursos analisados em todo território nacional, a UFMA possui 29 que passaram por avaliação, sendo 26 deles apresentados como os melhores do Maranhão, com destaque para Nutrição (21º entre 400 cursos avaliados no país), Serviço Social (23º entre 350), História (31º entre 300), Geografia (33º entre 182), Física (34º entre 149 cursos brasileiros) e Letras (35º entre 500).

Palavra da Reitora Profa. Nair Portela

Não se constrói uma Universidade relevante da noite para o dia. A UFMA de hoje, reconhecida e de reputação forte, é fruto do esforço coletivo, de planejamento participativo e estratégico, da ausculta de diferentes segmentos e de uma gestão que tem se esmerado por aperfeiçoar processos e atender às necessidades sociais e globais em nível de ensino, inclusão, pesquisa e extensão.

Os excelentes resultados na avaliação do RUF, no Guia do Estudante da Editora Abril e no IGC-MEC-ENADE, assim como a aprovações dos nove novos programas mestrados e três  Doutorados pela CAPES, estão intimamente ligados ao eficaz trabalho realizado por vários setores e atores da UFMA ao longo dos quatro anos da nossa gestão, o que resulta na qualificação dos cursos, cujos conceitos refletem o empenho de diversas pessoas que acreditam que a educação pode transformar e construir um mundo melhor, mais justo e compassivo.

A Universidade Federal do Maranhão chega aos seus 52 anos cheia de vida. Foram muitas as conquistas alcançadas, e vários são os desafios do porvir. Avaliada como Instituição de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, a UFMA é parte fundamental na construção do Maranhão, contribuindo e influenciando no desenvolvimento social, cultural, ambiental e humanitário do estado.

Sabemos que podemos avançar mais, mas nos encontramos muito felizes por estarmos consolidando as conquistas e superando os desafios em um tempo de severos cortes no financiamento do ensino superior público brasileiro.

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Ascom
Última alteração em: 07/01/2019 11:53

Fim do conteúdo da sessão