Início do conteúdo da seção

Normas de Funcionamento

NORMAS DE ATENDIMENTO GERAIS PARA USUÁRIOS DO BIOTÉRIO CENTRAL

1. Os animais deverão ser requisitados através do preenchimento do formulário (disponível em Formulários, neste sítio), o qual será enviado automaticamente ao Biotério Central, após finalização do preenchimento. Ressalta-se que a solicitação deverá ocorrer com um planejamento mínimo de antecedência de três meses da data de retirada, para animais com idade de até 60 dias. Após o recebimento do mesmo, teremos até cinco (5) dias úteis para avaliar e respondermos o pedido.

2. Por atendermos aos princípios da redução e do refinamento, os acasalamentos serão realizados em função da demanda recebida semestralmente do pesquisador, de modo a produzir apenas as quantidades exatas para que não ocorram excessos de animais. Assim, as solicitações de animais emergenciais somente serão atendidas quando houver desistência ou a não retirada dos mesmos, por outros pesquisadores.

3. Para a solicitação dos animais se faz necessário o preenchimento do formulário eletrônico (disponível na Aba - Formulários, deste sítio). Destaca-se a obrigatoriedade de preenchimento pelo pesquisador/coordenador responsável pela pesquisa, com seu e-mail institucional. Preenchimentos fora destas situações elencadas serão desconsiderados. PARECER/CERTIFICADO emitido pela CEUA é item indispensavelmente obrigatório para que se prossiga e proceda a solicitação.

4. A ordem de atendimento aos pesquisadores e pesquisas quanto ao fornecimento de animais, obedecerá inicialmente a ordem de solicitação, e em seguida, critérios técnicos definidos pela Direção e Corpo Técnico do Biotério Central, de acordo com a disponibilidade e espaços para alocação e experimentação de animais (quando não for possível atendimento de demanda em virtude do número de animais em experimentação, e espaços para alocação e experimentação dos animais). 

5. O Biotério Central, em hipótese alguma, aceitará a devolução de animais.

6. Em caso de desistência da solicitação dos animais, comunicar via e-mail (ped.bioterio@ufma.br) ao Biotério Central com antecedência mínima de 30 dias da data da retirada, para que a produção seja cancelada ou repassada a outro pesquisador. Após o período de comunicação de desistência, a direção do Biotério Central comunicará à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da desistência por parte do solicitante, e esta informará a redução no número de animais aprovados do parecer da CEUA.

7. A retirada dos animais será feita às QUARTAS-FEIRAS no período da MANHÃ, das 9:00 às 10:00 h. E no caso de feriados e animais com restrição de idade (21 dias), a entrega ocorrerá conforme disponibilidade técnica.

8. Pensando na adaptação e no bem-estar animal, disponibilizaremos um período para entrega dos animais que compreende 10 a 15 dias antes da idade solicitada. Para isso, é necessário que o pesquisador, em reunião com o Médico Veterinário Responsável Técnico do seu projeto, informe esta particularidade.

Fim do conteúdo da seção