Início do conteúdo da seção

Solicitação de Animais

Caro (a) Pesquisador (a), 

Antes de realizar a solicitação de animais ao Biotério Central, é importante que alguns pontos sejam pensados, refletidos, e até um checklist seja realizado. 

1 - O pesquisador e sua equipe estão cientes da legislação vigente que envolve a experimentação animal em nosso país? Sobre as responsabilidades e obrigações do pesquisador durante a experimentação com animais? 

2 - O seu projeto já teve a aprovação da Comissão de Ética no Uso de Animais? O seu certificado já foi emitido e está disponível? 

3 - Os recursos financeiros, humanos e insumos já estão disponíveis antes da solicitação dos animais? 

4 - O Biotério possui regras internas de utilização de seus espaços experimentais (laboratórios multiusuários e biotérios setoriais). Você já é conhecedor delas? Você as estudou? 

5 - A partir do momento em que os técnicos do Biotério Central entregam os animais, a tutoria dos mesmos passa a ser compartilhada com o pesquisador e sua equipe, sendo então estes responsáveis juntamente com o Biotério Central, durante a experimentação por todo cuidado e manejos dos mesmos. Essas práticas de manejo são dominadas por você e sua equipe?

Se algumas destas perguntas tiver uma resposta negativa, é necessária uma nova reflexão antes de prosseguir com a solicitação. Caso contrário, prossiga com sua solicitação, pois será um prazer atendê-lo (a)! 

Fim do conteúdo da seção