Início do conteúdo da seção

Biblioteca do Centro de Ciências Humanas (BN)

Endereço: Avenida dos Portugueses, nº 1966, Cidade Universitária, Prédio do Centro de Ciências Humanas - CCH, Bacanga. São Luís-MA. CEP: 65085-580.

(Mapa da Cidade Universitária-UFMA)

Expediente: Segunda-feira a Sexta-feira - 7h30 às 19h30

E-mail: biblioteca.cch@ufma.br  

Telefone: (98) 3272-8384

Bibliotecária:

Erlane Maria de Sousa Alcântara 

Wilton Cerveira Marques


Serviços oferecidos:

1.    Empréstimo e devolução do material bibliográfico

O empréstimo é exclusivo aos usuários que possuem vínculo com a Universidade  cadastrados no SIGAA e na biblioteca. A quantidade de material para empréstimo são 04 exemplares e o prazo do empréstimo depende do tipo de material (livros: 14 dias; periódicos, obras de referência, publicações da UFMA, autores maranhenses, monografias, dissertações e teses: 01 dia; cd-rom: 03 dias).

A devolução pode ser feita por terceiros e a não devolução no prazo implica em multa de R$ 0,50 por dia e por material bibliográfico.

2.    Renovação online

A renovação deverá ser feita pelo próprio usuário no SIGAA, sendo permitido até três renovações desde que o material não esteja atrasado ou reservado por outro usuário.

3.    Catálogo online

Base de dados onde estão cadastradas todas as informações de acesso ao acervo do Núcleo Integrado de Bibliotecas da UFMA. O catálogo é acessado na página do Núcleo Integrado de Bibliotecas – Acervo - Catálogo on-line - UFMA.

4.    Reserva do material bibliográfico

A reserva deve ser feita pelo próprio usuário no SIGAA quando o material bibliográfico não estiver disponível para empréstimo. A reserva é atendida na ordem em que foi efetuada, quando o material estiver disponível o usuário será informado por e-mail que terá o prazo de 48 horas para realizar o empréstimo.  

5. Orientação à Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Serviço de apoio aos usuários na aplicação das normas da ABNT para a apresentação de trabalhos acadêmicos. A orientação de normalização de trabalhos acadêmicos é feita sob agendamento prévio.

6.    Levantamento bibliográfico

Serviço que consiste na busca e recuperação de bibliografias (referências) sobre determinado assunto no acervo das Bibliotecas do NIB ou em outras fontes de informação. Para o levantamento bibliográfico é cobrado antecipadamente uma taxa de R$ 17,00 que deverá ser paga via GRU exclusivamente no Banco do Brasil.

7.    Elaboração de ficha catalográfica para livros

Este serviço consiste na elaboração de ficha catalográfica de livros editados pela Editora da UFMA. 

8.    Geração de ficha catalográfica on-line

A ficha catalográfica de trabalhos acadêmicos (monografia, teses e dissertações) é emitida pelo SIGAA no módulo Portal do Discente, na aba Biblioteca - Serviços ao Usuário. Após o preenchimento do formulário, pelo próprio autor, será gerada automaticamente a ficha catalográfica para ser impressa ou salva.         

9.    Treinamento de usuários no uso de fontes eletrônicas, bases de dados e Portal da Capes

Esse serviço consiste na apresentação e orientação para o uso de fontes eletrônicas, bases de dados e Portal da Capes. Para o treinamento é necessário que seja previamente agendado, por meio do e-mail biblioteca.cch@ufma.br

10.    Visitas orientadas

Este serviço consiste em apresentar aos usuários as instalações, os serviços oferecidos e Regulamento da Biblioteca. As visitas devem ser previamente agendadas, por meio do e-mail biblioteca.cch@ufma.br

11.    Acesso Wi-fi

Acesso à internet sem fio na biblioteca. Para acessar este serviço utiliza-se o login e a senha do SIGAA, conforme Manual de Configuração da Rede Sem Fio.


Fim do conteúdo da seção