III Semana da Consciência Negra Universidade Federal do Maranhão - UFMA

III Semana da Consciência Negra

Publicado em: 13/11/2023

A III Semana da Consciência Negra, intitulada “Memórias e desafios contemporâneos”, foi idealizada pelos/pelas docentes dos cursos de Licenciatura em Ciências Humanas-Geografia e Licenciatura em Ciências Naturais-Química do Centro de Ciências de Grajaú. A programação do evento, que será realizado entre os dias 22 a 24 de novembro de 2023, contará com palestras, minicursos, atrações culturais, exposições, apresentações de projetos de ensino-pesquisa-extensão e exibições de filmes. A formação docente como mecanismo de combate ao racismo estrutural, a (in)visibilidade das populações quilombolas, a questão racial e o mundo do trabalho, o protagonismo negro na história do Brasil, bem como caminhos para a superação das desigualdades assentadas nos marcadores de raça ou cor em nosso país são alguns dos temas articulados pelo evento. Portanto, parte relevante de nossa proposta consiste em criar um espaço permanente para o estímulo e  aprofundamento no estudo destes temas propício as reflexões sobre práticas pedagógicas comprometidas com uma educação antirracista nos níveis fundamental, médio e superior. Por fim, esperamos que desta iniciativa ocorram desdobramentos concretos que sejam capazes de estimular a pesquisa, a formação e a produção sobre temáticas tão relevantes para o nosso fazer pedagógico-científico.

Texto: MARCO ANTÔNIO MACHADO LIMA PEREIRA
Última alteração em: 13/11/2023 18:32