II SETEMBRO AMARELO: Campus de Grajaú na Prevenção ao Suicídio Universidade Federal do Maranhão - UFMA

II SETEMBRO AMARELO: Campus de Grajaú na Prevenção ao Suicídio

Publicado em: 10/09/2019

Nos dias 10, 12,17 e 24 de setembro a UFMA, campus Grajaú, realizará o II SETEMBRO AMARELO: Campus de Grajaú na Prevenção ao Suicídio, com a finalidade de chamar a atenção para a prevenção ao suicídio e importância dos cuidados com a saúde mental para o desenvolvimento de uma vida saudável.

No mês de setembro serão desenvolvidas atividades como rodas de conversa sobre prevenção ao suicídio e automutilação (dias 12 e 24, às 17:30h), aulão de dança (dia 24, às 18:30h) e uma mesa-redonda com um psiquiatra e uma psicóloga que atuam na área da saúde mental no município, além de um socorrista do SAMU (dia 17, às 19:30h.)

Visamos com essas ações despertar no ambiente acadêmico um espaço de discussão sobre a temática, com cooperação e participação direta dos alunos.

Venha participar você também!!!! Segue abaixo a programação completa:

TERÇA-FEIRA  10/09

18:30h – Abertura oficial do II SETEMBRO AMARELO: Campus de Grajaú na Prevenção ao Suicídio.

• Distribuição de panfletos sobre o Setembro Amarelo, amostra de vídeos sobre prevenção ao suicídio, distribuição de laços amarelos e abraços e apresentação da ideia da “Caixa do Desabafo” e “Caixa da Gratidão”.

Local: Hall de entrada

QUINTA-FEIRA 12/09- RODA DE CONVERSA

17:30h - 1ª Roda de Conversa com o tema: “Automutilação e Suicídio: como identificar e prevenir novos casos”.

• Psicóloga Lizandra de Sousa Cunha
  • Assistente Social Andréa Lemos Gomes

Local: Sala de aula 1

TERÇA-FEIRA 17/09 – MESA REDONDA

19:30h – Mesa-redonda - “Setembro Amarelo: campus de Grajaú na prevenção ao suicídio”.

• Psiquiatra Danilo Madeira Campos Gonçalves
  • Psicóloga Cristiane Lima
  • Socorrista do SAMU Adriano Borges

Local: Auditório do Campus

TERÇA-FEIRA 24/09

17:30h - 2ª Roda de Conversa com o tema: “Precisamos falar sobre suicídio: quem cala só, sente”. Abertura e discussão das caixas do desabafo e da gratidão.

• Psicóloga Lizandra de Sousa Cunha
  • Assistente Social Andréa Lemos Gomes

Local: Sala de aula 1

TERÇA-FEIRA 24/09

18:30h – Encerramento das atividades com o aulão de zumba com a proposta de refletir sobre a importância da atividade física nos cuidados pessoais e na saúde mental.

•  Professor Adriano Borges

Local: Hall de entrada