Acréscimo de 20% nas notas do ENEM já valerá na edição do segundo semestre do SiSU Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 27/05/2019

SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão adotará, para o segundo semestre do SisU 2019, a bonificação do acréscimo de 20% nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As  inscrições do SiSU começarão no dia 4 de junho, e o estudante que desejar a bonificação deverá concorrer na opção de “Ampla concorrência com 20% de bônus na nota”. O acréscimo valerá para todos os alunos que tenham cursado o 9º ano do ensino fundamental e o 1º, 2º e 3º anos do ensino médio em escolas públicas ou privadas do Maranhão e optem pela graduação em qualquer um dos nove câmpus da UFMA.

Vale ressaltar que o estudante não poderá concorrer às vagas reservadas na Lei 12.711/2012 e requerer, também, a bonificação do acréscimo de 20%, pois a resolução do MEC não permite o acúmulo de políticas afirmativas.

Mudanças no SiSU

Até 2018, o candidato a uma vaga no ensino superior poderia escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para ficar na lista de espera da primeira. Neste ano, a regra mudou.

Agora, haverá uma chamada regular, e o estudante selecionado em uma das opções de curso dessa chamada não poderá participar da lista de espera. Se ele não for selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas uma das suas opções de curso.

Outra novidade é que, se o aluno passou no primeiro semestre, não poderá concorrer para esse mesmo curso no SiSU 2º/2019.

A expectativa é que se reduza o tempo de convocação das listas de espera, e que todos os estudantes estejam matriculados antes do período letivo. De acordo com o MEC, as mudanças poderão ajudar a diminuir a ociosidade das vagas.

Lista de Espera

O candidato deverá obrigatoriamente manifestar o interesse pela vaga na lista de espera no site do SiSU, e, após o edital específico que será publicado pela Universidade no dia 19 de junho de 2019, confirmar o interesse no processo de seleção para permanecer na Lista de Espera da UFMA. A convocação de candidatos excedentes será em até duas listas.

Encerrado o processo seletivo de que trata o edital, as vagas eventualmente não ocupadas poderão, a critério da UFMA, ser reofertadas em edital específico, unicamente em Ampla Concorrência.

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado