Parceria entre IFMA (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO) e UFMA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 30/10/2018

Grajaú- Entre os dias 23 e 25 de outubro de 2018 foi realizado no campus do IFMA a programação local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2018), evento realizado em todo o País, com o objetivo de popularizar e divulgar temas científicos, e que este ano teve como tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”.

A realização do SNCT do Instituto Federal do Maranhão contou com a parceria da Universidade Federal do Maranhão que foi uma grande oportunidade para professores, alunos, pesquisadores enriquecerem ainda mais a sua bagagem acadêmica, e mostrarem o seus resultados de seus trabalhos científicos.

Para a abertura oficial da SNCT 2018, no auditório do Campus Grajaú, foi planejada uma atividade cultural com apresentação de cantoria Guajajara pelos estudantes indígenas da unidade. Em seguida, ocorre a palestra magna “A importância do conhecimento científico para a redução das desigualdades”, por Francisco Vale Lima, mestre em Filosofia, convidado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A partir das 11h15, os participantes têm a mesa redonda “Políticas públicas para a redução das desigualdades”, com os pesquisadores Gleison Maia Lopes (Sociologia no campus do IFMA em Imperatriz) e Vanusa da Silva Lima Braga, mestre em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais pela Universidade de Brasília (UnB).

Além de atividades culturais, palestras e mesas redondas, a programação da SNCT 2018 no Campus Grajaú vai oferecer cursos e minicursos e exposições (fotográfica, tecnológica e de banners). O pátio da Cantina vai estar movimentado com diversos eventos: Feira de Profissões; Salão do Livro do IFMA (SALIFMA); mostra artística; feira agroecológica e mostra de artesanato. Já o espaço externo será usado para sessão de Astronomia, em que os participantes poderão observar o céu com telescópio, e a competição de lançamento de foguetes. As parcerias com as secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social de Grajaú serão também destaque, pela prestação de atendimento ao público. Quanto ao público infantil, haverá uma programação própria (Janela da Ciência) no terceiro dia do evento, em diferentes ambientes do campus.

Alguns cursos e minicursos que foram ofertados na UFMA

Esquerda e direita: distinções históricas e políticas para além do senso comum, no caminho da democracia Prof. Me. Dhiogo Rezende Gomes (IFMA); Prof. Me. Samuel Corrêa Duarte (UFMA)

Ciência: uma vela na escuridão Daniely Gaspar (UFMA) UFMA –

Questão agrária no MA contemporâneo: conflitos ambientais e diferentes formas de resistência de povos e comunidades tradicionais Daniel Madson Vieira Oliveira (IFMA) UFMA –