Primeira Noite Astronômica de Grajaú encanta cerca de 300 pessoas no câmpus da UFMA Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 28/06/2018

SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), câmpus de Grajaú, reuniu cerca de 300 pessoas na noite dessa quarta-feira, 27, na Primeira Noite Astronômica. O evento foi realizado pela professora Daniely Gaspar e pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, para marcar o encerramento da disciplina de Introdução à Astronomia.

Segundo a docente, esse tipo de evento ajuda na divulgação científica. Nele, foram apresentados à comunidade experimentos construídos pelos alunos durante a disciplina. “O objetivo de trazer esses experimentos foi proporcionar o conhecimento às pessoas sobre a rotação da Terra e força gravitacional de forma lúdica”, explicou Daniely.

A turma explicou sobre a teoria da relatividade, projetou imagens dos astros, disponibilizou materiais como telescópios, óculos de realidade virtual, lasers verdes e binóculos, para que as pessoas pudessem observar a Lua, as constelações e alguns planetas como Júpiter, Vênus, Saturno e Marte.

Daniely explicou que os quatro astros estavam visíveis a olho nu, porém, somente pelo telescópio, foi possível observar quatro luas, das 69 que Júpiter tem. “Para os demais planetas, Vênus, Saturno e Marte nós mostrávamos sem o auxílio de instrumentos ópticos e dávamos explicações sobre eles, para o público”, completou.

O acadêmico do 6º período Tiago Soares classificou a experiência como única. “Participar do evento me fez buscar o conhecimento relacionado ao Universo e seus fenômenos, o que nos ajuda a compreender nossa origem. Além disso, proporcionou também experiência de trabalho em equipe, colaboração e união das pessoas”, comentou.

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Câmpus de Grajaú