Semana do Calouro 2017.2 Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Semana do Calouro 2017.2

Publicado em: 19/09/2017

O Campus Grajaú realizou a Semana do Calouro do semestre 2017.2, entre os dias 11 a 15 de setembro, na ocasião tivemos uma rica e diversificada programação objetivando um melhor acolhimento aos alunos calouros e veteranos.

No primeiro dia da programação a direção do Campus e as coordenadoras de ambos os cursos deram boas vindas à comunidade acadêmica, posteriormente foram ministradas palestras pelos alunos veteranos sobre “Os desafios e perspectivas dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais/Química e Licenciatura em Ciências Humanas/Geografia”.

O momento musical realizado pelos discentes fez a abertura do segundo dia. Tivemos apresentações dos serviços ofertados pelo Campus, onde foi realizada uma visita guiada aos laboratórios de Química/Biologia e de Física. Prosseguindo com a programação todos os alunos se direcionaram para o auditório onde puderam conhecer sobre o Laboratório de informática com o técnico em Tecnologia da Informação Maciel Castro e sobre a biblioteca com a bibliotecária Francinete Primo. O Núcleo de Assistência Estudantil - NAE apresentou as palestras “Saúde mental na Universidade: Conceitos e pré-conceitos” com Lizandra de Sousa Cunha/Psicóloga, “A Assistência Estudantil como Direito Social” com Ravana Guimarães/Assistente Social” e “A trajetória acadêmica dos estudantes de graduação: perspectivas e desafios” com Jaciara Arruda/Pedagoga.

Ainda no segundo dia foi realizada uma exposição coordenada pela professora Daniely Gaspar de equipamentos do laboratório de física da universidade e de experimentos desenvolvidos pelos próprios.
No terceiro dia foi discutido sobre Pesquisa e extensão desenvolvidas no Campus, onde foi feita uma explanação e exposição do Programa de Educação Tutorial - PET, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Finalizando o dia tivemos a apresentação do Centro Acadêmico de Geografia - CAGEO e Diretório Central dos Estudantes - DCE.

Prosseguindo com as programações da semana foram ofertadas duas oficinas sobre a “Utilização do SIGAA e como se inscrever nas bolsas de Assistência Estudantil” com Ravana Guimarães e “Treinamento para utilização dos Recursos Informacionais do Núcleo Integrado de Bibliotecas – NIB” com Francinete Primo e Jaciara Marques. A programação continua com o Trote Solidário, uma iniciativa dos discentes com apoio dos servidores para arrecadação de alimentos que serão destinados ao Lar dos idosos.

Texto: Jaciara Arruda
Última alteração em: 25/09/2017 16:52