NTI lança versão beta do aplicativo UFMA Mobile Universidade Federal do Maranhão - UFMA

NTI lança versão beta do aplicativo UFMA Mobile

Publicado em: 06/07/2017

SÃO LUÍS - O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) disponibiliza, a partir desta quinta-feira, 6, a segunda fase de teste do UFMA Mobile, um aplicativo que visa facilitar o acesso às informações dos SIG's — Sistema Integrado de Gestão, de forma mais rápida e simples por meio de aparelhos celulares ou tablets.

A ideia principal do aplicativo é acompanhar o momento de transformação do mercado atual, em que as informações precisam ser facilmente acessadas, aproximando a comunidade acadêmica dos sistemas de gestão (SIG's), dando fluidez e dinamismo às atividades, facilitando o acesso às informações que têm mais impacto no cotidiano dos usuários que fazem parte da Universidade.

Na primeira fase de teste, o aplicativo foi disponibilizado para 200 pessoas, e agora, já tendo passado por melhorias técnicas, estará disponível em maior escala para que mais usuários possam dar seus feedbacks, apontando se as funcionalidades estão atendendo a suas necessidades diárias e poderão dar sugestões que possam melhorar o desempenho do UFMA Mobile.

De acordo com o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação, José Ribamar Santana Netto, o UFMA Mobile surgiu da necessidade de aproximação dos sistemas ao público que a UFMA atende. "O NTI tem uma grande preocupação em acompanhar as mudanças tecnológicas que vêm ocorrendo no mundo. E disponibilizar mais esta ferramenta ao nosso público significa intensificar a comunicação, trazendo informações relevantes à palma da mão”, diz.

Inicialmente, a versão beta do aplicativo será disponibilizada para a plataforma android, pois este é o sistema operacional mais usado no mundo, segundo o relatório divulgado pela StatCounter – Global Stats. Para os alunos, o app trará as seguintes funcionalidades: notas, horários das disciplinas, histórico, cardápio e saldo do RU, notícias do portal do discente e fórum do curso. Para docentes e técnicos administrativos: cardápio, saldo do RU, notícias e fórum.

A versão beta do aplicativo UFMA Mobile está disponílvel no Google Play. O lançamento oficial será realizado no início do próximo semestre e trará mais funcionalidades, que serão personalizadas para os diferentes públicos existentes dentro dos câmpus da UFMA.

Clique para baixar a versão beta do UFMA Mobile

Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yP6h6bjfIqA