Está on-line a Avaliação Institucional 2019 (ano-base 2018) através dos sistemas SIG Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Início do conteúdo da sessão

Está on-line a Avaliação Institucional 2019 (ano-base 2018) através dos sistemas SIG

Publicado em: 13/12/2018

A Comissão Própria de Avaliação da UFMA (CPA) torna público o acesso ao questionário de Avaliação Institucional 2019 (ano-base 2018) da Universidade, que ficará à disposição de toda a comunidade acadêmica até o mês de março/2019. A avaliação pode ser feita por meio dos sistemas SIGAASIGRH ou SIPAC.

A Avaliação Institucional é aplicada anualmente e tem por principal objetivo compreender os significados do conjunto das atividades na UFMA para melhorar a qualidade educativa da Universidade, bem como identificar os pontos fortes e fracos e estabelecer estratégias de superação de eventuais problemas (veja os relatórios anteriores).

Responsável pela elaboração da Avaliação, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi criada em 2004, sendo instituída em conjunto com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Trata-se de uma comissão independente, responsável pela autoavaliação institucional. É ela que registra como a comunidade acadêmica avalia a instituição em que está inserida.

Cabe à comissão elaborar instrumentos avaliativos, aplicá-los, organizar e tabular os dados, além de elaborar o relatório final para enviar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). 

Por força de lei, essa avaliação deve incluir os 5 eixos, divididos em dez dimensões (veja mais), e deve englobar desde a comunicação com a sociedade até as questões relacionadas ao ensino, à pesquisa e extensão. Os resultados serão discutidos com as pró-reitorias, as diretorias e depois enviados às coordenações de curso, para que todos saibam como estão sendo avaliados.  O relatório final deve ser enviado obrigatoriamente até o dia 31 de março para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a professora Marilene Sabino, membro da CPA, é de extrema relevância a participação de todos no questionário, visto que o seu resultado contribui para melhorias na Instituição.

“A participação da comunidade universitária — docentes, discentes e técnicos-administrativos — é essencial neste processo, pois o relatório é enviado para o Ministério da Educação, sendo convertido, posteriormente, em melhorias para a própria Universidade”, destacou.  

Avaliação Institucional 2018 da UFMA




Texto: Comissão Própria de Avaliação
Última alteração em: 17/12/2018 19:00

Fim do conteúdo da sessão