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Glossário

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - tem como objetivos produzir conhecimentos, refletir sobre as atividades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus problemas, aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos, além de prestar contas à sociedade.

AVALIAÇÃO INTERNA - no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem como objetivo de análise a própria instituição, observa as dez dimensões institucionais, envolve a participação de toda a comunidade acadêmica e a sociedade civil e, como insumo final, apresenta um relatório anual que subsidia a avaliação institucional externa. A autoavaliação, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), deve ser vista como um processo de autoconhecimento conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

AVALIAÇÃO EXTERNA - processo que avalia uma instituição, um programa ou um desempenho, utilizando critérios estabelecidos e  coerentes com o objetivo da avaliação, conduzido por pessoal externo à Universidade, mais especificamente os avaliadores do INEP.

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) - comissão instituida no âmbito da IES, responsável pela condução dos processos de avaliação internos da Universidade, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP, cuja composição assegura a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, com atuação autônma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição.

IES - Instituição de Ensino Superior.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. É uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Sua missão é subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo com intuito de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.

SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos, principalmente o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações.

 

 

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