Início do conteúdo da seção

Normas biblioteca

Normas de funcionamento


  • O horário de funcionamento da Biblioteca Setorial do campus São Bernardo é das 8h às 21h de segunda à sexta. 
  • Para cadastro na Biblioteca, é necessário que o usuário esteja devidamente cadastrado no sistema SIGAA – UFMA e possua foto de identificação. 
  • Estão autorizados a fazer uso da Biblioteca Setorial do campus São Bernardo, os discentes, docentes, funcionários da UFMA e comunidade externa. Usuários externos não poderão realizar empréstimos, limitando-se apenas a consultas locais. 
  • É expressamente proibido o consumo de comidas e bebidas no interior da Biblioteca. 
  • Como local de estudo, recomenda-se que os usuários evitem falar alto de modo que não atrapalhe os demais. 
  • Com o sistema SIGAA-UFMA fora do ar, só será realizado o serviço de devolução. 
  • O acesso ao acervo só será permitido sem a utilização de bolsas e mochilas. 
  • Livros só poderão sair da sala de acervo mediante empréstimos no sistema. 
  • Os computadores disponibilizados na Biblioteca são para acesso ao sistema SIGAA-UFMA ou para pesquisas de cunho acadêmico/científico. 
  • A devolução dos materiais pode ser feita por terceiros e a não devolução no prazo implica em multa de R$ 0,50 por dia e por material bibliográfico. 
  • O pagamento de multas ocorre apenas por meio de boleto bancário. Após o pagamento, é necessário que usuário retorne com o comprovante, para que seja feita a baixa da multa no sistema. 
  • A renovação deverá ser feita pelo próprio usuário no SIGAA, sendo permitido até três renovações desde que o material não esteja atrasado ou reservado por outro usuário. 
  • A reserva deve ser feita pelo próprio usuário no SIGAA quando o material bibliográfico não estiver disponível para empréstimo. A reserva é atendida na ordem em que foi efetuada, quando o material estiver disponível o usuário será informado por e-mail que terá o prazo de 48 horas para realizar o empréstimo.  

 

 Serviços oferecidos:

 

1    Empréstimo e devolução do material bibliográfico

O empréstimo é exclusivo aos usuários que possuem vínculo com a Universidade  cadastrados no SIGAA-UFMA (com foto de identificação) e na biblioteca. A quantidade de material para empréstimo são 04 exemplares e o prazo do empréstimo depende do tipo de material (livros: 14 dias; periódicos, obras de referência, publicações da UFMA, autores maranhenses, monografias, dissertações e teses: 01 dia).

 

2    Catálogo online

Base de dados onde estão cadastradas todas as informações de acesso ao acervo do Núcleo Integrado de Bibliotecas da UFMA. O catálogo é acessado na página do Núcleo Integrado de Bibliotecas – Acervo - Catálogo on-line - UFMA.

 

3    Orientação à Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Serviço de apoio aos usuários na aplicação das normas da ABNT para a apresentação de trabalhos acadêmicos. A orientação de normalização de trabalhos acadêmicos é feita sob agendamento prévio.

 

4    Levantamento bibliográfico

Serviço que consiste na busca e recuperação de bibliografias (referências) sobre determinado assunto no acervo das Bibliotecas do NIB ou em outras fontes de informação. Para o levantamento bibliográfico é cobrado antecipadamente uma taxa de R$ 17,00 que deverá ser paga via GRU exclusivamente no Banco do Brasil.

 

5    Elaboração de ficha catalográfica para livros

Este serviço consiste na elaboração de ficha catalográfica de livros editados pela Editora da UFMA. 

 

 

 

6    Orientação para geração de ficha catalográfica on-line

A ficha catalográfica de trabalhos acadêmicos (monografia, teses e dissertações) é emitida pelo SIGAA no módulo Portal do Discente, na aba Biblioteca - Serviços ao Usuário. Após o preenchimento do formulário, pelo próprio autor, será gerada automaticamente a ficha catalográfica para ser impressa ou salva.   

      

7    Treinamento de usuários no uso de fontes eletrônicas, bases de dados e Portal da Capes

Esse serviço consiste na apresentação e orientação para o uso de fontes eletrônicas, bases de dados e Portal da Capes. Para o treinamento é necessário que seja previamente agendado, por meio do e-mail biblioteca.saobernardo@ufma.br

 

8    Visitas orientadas

Este serviço consiste em apresentar aos usuários as instalações, os serviços oferecidos e Regulamento da Biblioteca. As visitas devem ser previamente agendadas, por meio do e-mail biblioteca.saobernardo@ufma.br

Fim do conteúdo da seção