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Perguntas frequentes

Como devo deixar a monografia na Biblioteca? A monografia é entregue na Coordenação do curso em formato digital (CD), que em seguida é enviada para a Biblioteca Digital para ser depositada no Repositório de Monografias da UFMA.

Quantos livros podem ser emprestados e por quanto tempo? Podem ser retirados para empréstimo no máximo 4 materiais informacionais, por 14 dias. A não devolução do material no prazo previsto acarretará a cobrança de multa no valor de R$ 0,50 ao dia e por material, incluindo sábado, domingo e feriado.

Quantas vezes posso renovar meus empréstimos? Até 3 vezes, desde que não haja reserva.

Posso devolver os livros e deixar a multa pendente? Sim. No ato da devolução dos livros,você receberá um boleto que pode ser pago somente no Banco do Brasil, devendo retornar a biblioteca para ser dado baixa na multa.

A devolução do livro pode ser realizada em outra biblioteca? Não. Todo o material deve ser devolvido na mesma biblioteca em que foi realizado o empréstimo. A devolução poderá ser realizada por outra pessoa.

Para fazer a renovação, preciso trazer os livros? O próprio usuário pode fazer a renovação dos materiais informacionais, via acesso remoto, sem necessidade de trazer o livro. Caso a renovação seja solicitada na Biblioteca, será necessária a apresentação do material.

Posso realizar a renovação dos livros se algum estiver em atraso? Não. Somente após pagamento e baixa no sistema.

Qual o valor da multa? R$ 0,50 por dias corridos e por material (Portaria GR Nº 026-MR).

O pagamento da multa vai automaticamente para o sistema dar baixa? Não. O usuário deve trazer o comprovante de pagamento pra ser dado baixo na biblioteca.

A multa pode ser paga por outra pessoa? Sim. O importante é a apresentação do comprovante com o código de barras e valor correspondente ao da GRU.

O empréstimo dos livros com o prazo de devolução no período de férias vai ser cobrado multa? Sim. Caso não seja possível realizar mais renovações, o usuário deverá devolver o material para Biblioteca.

No caso de perda de livro, roubo, furto ou extravio do material informacional como devo proceder? O usuário precisa comunicar, imediatamente, à biblioteca de origem do empréstimo para que seja feito o registro no sistema e a reposição. Para os materiais que foram roubados ou furtados,  o Boletim de Ocorrência (BO)  não isenta o usuário de realizar a reposição do material informacional, assim como do pagamento de multa por atraso na devolução, se houver.

Como devo realizar a reposição do material informacional?

Após a comunicação de perda, o usuário tem até 30 dias para repor o material. Os materais aceitos para reposição deverão obedecer os seguintes critérios:

  • Mesmo título e edição igual ou superior;
  • Em bom estado de conservação (sem rasuras, rabiscos, manchas e carimbos de outras instituições);
  • Sem a presença de agentes biológicos de degradação.

Como faço para doar materiais bibliográficos para a biblioteca? Os doadores deverão preencher e assinar o formulário de doação. O material poderá de acordo com os critérios incorporado ao acervo da biblioteca ou encaminhado para outra instituição.

A Biblioteca vai funcionar no período de férias? Sim. A Biblioteca funciona em horário normal ou de acordo com a determinação do Diretor.

Por que a ficha catalográfica gerada pelo SIGAA não vem com a CDU? Porque este código é para a organização de materiais na estante

Vocês fazem a Ficha catalográfica? Não fazemos. O processo de geração de ficha catalográfica é feita no próprio SIGAA - Portal do aluno – Biblioteca – Serviços - Gerar Ficha catalográfica e Preencher o formulário.

 

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