Início do conteúdo da seção

Apresentação e breve histórico - Campus Grajaú

APRESENTAÇÃO CAMPUS DE GRAJAÚ

 

O município de Grajaú, seguindo a marcha da revolução educacional em que se encontra nosso país rumo a uma educação de qualidade, coroou a comemoração de seu bicentenário com a implementação e construção do Campus Universitário da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, que atende áreas do centro-sul do Estado do Maranhão. O Campus da UFMA em Grajaú – localizado a margem esquerda da BR 226, no sentindo Grajaú-Porto Franco – ocupa atualmente uma área de dois hectares, mas brevemente incorporará mais 10 hectares de terreno doado à universidade pelo poder Público Municipal. O Campus funcionou de agosto de 2010 a abril de 2012 em espaço provisório, cedido pelo município. Hoje, funciona em prédio próprio com oito salas de aulas, Biblioteca, Laboratório de Informática, Laboratório de Física, Química e Biologia, Auditório, salas administrativas, banheiros, lanchonete e restaurante, tudo dentro do moderno padrão de acessibilidade.  
Atualmente, seu quadro docente é composto por 23 professores, mestres e doutores, que lecionam em dois cursos regulares, Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas, com habilitação em Geografia e Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais com habilitação em Química. O Campus também é sede de Cursos do Programa de Formação de Professores da Educação Básica – PROFEBPAR: 1ª Licenciatura em História e 1ª Licenciatura em Pedagogia, em cumprimento a convênio firmado entre o Ministério da Educação com a Universidade Federal do Maranhão e o Município de Grajaú. Estamos, ainda, em fase de implantação de um Curso de Pós-Graduação Latu Sensu, em Gestão e Educação Ambiental. Sediamos, ainda, a primeira revista de Geografia do Maranhão, a revista eletrônica Interespaço: revista de Geografia e interdisciplinaridade, Conceito B-3 para a área de Geografia. Convém lembrar que os cursos atendem a demanda de universitários do município e dos municípios circunvizinhos, além de abrigar alunos de outros estados da federação.

 

HISTÓRICO


 

A RESOLUÇÃO Nº 140-CONSUN,de 25 de maio de 2010 cria o Campus de Grajaú como Unidade Administrativa da Universidade Federal do Maranhão. A atuação de Flávio Dino como deputado federal rendeu muitos – e bons– frutos para o Maranhão. Logo quando assumiu seu mandato de deputado federal, em 2007, Flávio foi responsável pela emenda que criou o campus da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) em Grajaú.

 

Fachada do Campus Provisório da UFMA

 

O Campus iniciou em espaço provisório, cedido pelo município e contou com 2 cursos regulares e 3 Cursos do Programa de Formação de Professores da Educação Básica–PROFEBPAR, atendendo a demanda de universitários do município e dos municípios circunvizinhos, além de abrigar alunos de outros estados da federação.
Em 6 de agosto de 2010 às 08h tivemos a aula inaugural dos Cursos de Educação Física 2ª Licenciatura e Pedagogia 1ª Licenciatura, sendo 02 turmas de Pedagogia com 103 alunos, 01 turma de Educação Física com 20 alunos.

 

 

Diretor do campus: Prof. Dr. Aluisio Jose Fernandes Junior

Coordenadora do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais: Prof. Dr. Benedicto Augusto Vieira Lima
Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas: Prof. Dr. Marco Antônio Machado Lima Pereira



LOCALIZAÇÃO:

Município de Grajaú - Avenida Aurila Maria dos Santos Barros Sousa, 2010, Loteamento Frei Alberto Beretta, CEP: 65940-000, Grajaú-MA.

 

Publicado em: 08 de fevereiro de 2017.

Fim do conteúdo da seção