VI EXPOCIÊNCIAS e III MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 2024 Universidade Federal do Maranhão - UFMA

VI EXPOCIÊNCIAS e III MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 2024

Publicado em: 13/06/2024

Nos últimos dias 03, 04 e 05 de junho, o Grupo PET Ciências Naturais Interdisciplinar do Centro de Ciências de Grajaú (CCGR/UFMA) promoveu a VI EXPOCIÊNCIAS e III MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 2024 com o tema “Educação e Meio Ambiente: Desafios Contemporâneos” com o intuito de sensibilizar e instigar ações coletivas fundamentais para mudanças comportamentais frente aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no município de Grajaú, Maranhão.

Discentes da educação básica de escolas da rede municipal e estadual, do ensino técnico do Instituto Federal do Maranhão, e do ensino superior (UFMA, UEMA) e comunidade geral participaram de minicursos, palestras e exposição de projetos e trabalhos científicos que envolviam a temática ambiental. Propostas de soluções inovadoras a problemas ambientais locais foram apresentados de forma inovadora e lúdica pelos discentes, os quais demonstraram sensibilização e entusiasmo na exposição de suas ideias, projetos.

A programação do evento contou com minicursos com diferentes temas, tais como: Laboratório de Ciências para o Ensino Médio e Ensino Fundamental, A Fabricação e Utilização de Recursos Pedagógicos para Facilitação de Aprendizagens - Projeto Sala do Aprendiz, Escrita Científica, Compostagem Doméstica, Fontes de Informação virtual para pesquisa científica, Oratória, Geoprocessamento Ambiental de Áreas de Preservação Permanente, Prática Docente em Ciências da Natureza do Ensino Fundamental.

As palestras foram organizadas em mesas-redondas destacando temas relacionados às questões ambientais e educacionais: Educação e Meio Ambiente - Desafios Contemporâneos segundo a perspectiva dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A abordagem desta temática foi dada em contextos global, nacional e municipal. A mesa-redonda intitulada Filosofia, História da Educação, Cultura e Identidade e Interculturalidade destacou a educação no sertão maranhense e culminou com o lançamento do Livro “Educação no Sertão Centro-Sul Maranhense (1965-1980)” de autoria da Profa. Dra. Sandra Maria Barros Alves.

O evento ofereceu um momento para a apresentação de trabalhos científicos, e buscou promover o diálogo e a reflexão sobre soluções sustentáveis envolvendo diferentes atores, propiciando a professores, pesquisadores, técnicos, estudantes e comunidade civil compartilharem seus conhecimentos e experiências, contribuindo para a construção de uma consciência ambiental coletiva. A participação de todos foi essencial para fortalecer o compromisso com a preservação do meio ambiente e a busca por soluções inovadoras. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal e suas Secretarias, escolas, IFMA, UEMA e todos que fazem parte do Centro de Ciências de Grajaú (CCGR/UFMA). Agradecemos a todos os participantes, os envolvidos, pois o resultado de um trabalho colaborativo tornou o evento possível.

Texto: Antonia de Sousa Leal
Última alteração em: 13/06/2024 18:21