Em parceria com o IBAMA, a UFMA - Campus Grajaú tem servido como Posto de Comando da Operação Maranhão - 2020 Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 23/09/2020

Fruto de uma parceria com o IBAMA, a Universidade Federal do Maranhão - Campus Grajaú tem servido como Posto de Comando da Operação Maranhão - 2020, cedendo espaço para que o PrevFogo/IBAMA, coordene ações de combate à incêndios florestais nas Tis do Estado do Maranhão.
No Maranhão estão mobilizados 150 brigadistas que além de combater incêndios florestais executam atividades de prevenção e de queimadas controladas nas TIs (Terras Indígenas).
Segundo dados do INPE, as queimadas no estado do Maranhão cresceram 73,5% em Julho deste ano, em comparação ao ano passado.
O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) é responsável pela política de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o território nacional, incluindo atividades relacionadas com campanhas educativas, treinamento e capacitação de produtores rurais e brigadistas, monitoramento e pesquisa.
Além do posto de comando, localizado no campus, está instalado na UFMA a Base da Brigada Especializada de Grajaú, composta de 30 brigadistas. Hoje, toda mobilizada para combates nas Terras Indígenas Arariboia e Krikati em apoio às Brigadas Federais Indígenas.
Em algumas fotos, pode-se visualizar inclusive o acampamento em Guaruhu na Terra Indígena Arariboia em que se encontram a brigada especializadas de Grajaú MA, Brigadas Especializada Serra Talhada -PE e a brigada pronto emprego do Ceara. Totalizando 30 brigadistas.

Última alteração em: 23/09/2020 01:20