DIB realiza abertura da IV Campanha de Preservação do Acervo das Bibliotecas da UFMA Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 09/11/2020

SÃO LUÍS - Com o tema “Memória Institucional das bibliotecas da UFMA em meio à pandemia”, a Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB) deu início hoje, 9, à IV Campanha de Preservação do Acervo das Bibliotecas da Universidade Federal do Maranhão, que contou com a participação do reitor Natalino Salgado e do vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos. O evento é aberto ao público e ocorrerá até o dia 13 deste mês, com transmissão pelo Youtube.

O objetivo da ação é despertar a consciência dos usuários da biblioteca sobre a preservação dos documentos nos suportes físicos, eletrônicos e digital. A programação do evento é composta por roda de conversa, minicurso e webinários, que tratarão de temas relacionados à área de biblioteconomia e ciências da informação. O evento contará com professores da UFMA e participantes ligados à DIB.

Na cerimônia de abertura, o reitor Natalino Salgado pontuou a relevância das bibliotecas para UFMA. “Lá atrás, quando assumimos pela primeira vez a nossa Universidade, sempre tivemos um carinho pelo acervo da Biblioteca devido à sua importância, pois é nela que está a cultura, o saber de uma Universidade. Não existe Universidade sem aluno, sem professor e sem uma biblioteca”, ressaltou.

As atividades da DIB, durante o período de pandemia, não foram interrompidas e continuam sendo feitas, como lembrou a diretora do DIB, Cenidalva Teixeira. “As bibliotecas da UFMA, no contexto da pandemia, não pararam os trabalhos e, além disso, passaram por uma reinvenção durante este momento. A Universidade disponibilizou várias ferramentas e diversos recursos para que pudéssemos nos atualizar e estarmos aqui participando de um evento como este, que era realizado presencialmente desde 2017 e agora é virtual”, declarou.

Além disso, na roda de conversa, o professor da UFMA César Castro e a professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Bernardina Freire abordaram a respeito da importância da defesa do patrimônio cultural e institucional das obras que estão presentes nos acervos das bibliotecas universitárias e públicas, que recebem diversos documentos e livros significativos que evocam memórias da instituição. Assim, como reforçaram, torna-se imperativo a preservação das obras e das bibliotecas, principalmente no contexto da transformação delas diante da tecnologia.

Produção: Laís Costa
Revisão: Jáder Cavalcante