Campus de Codó é inaugurado pelo Reitor Natalino Salgado e demais autoridades locais Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Início do conteúdo da sessão

Campus de Codó é inaugurado pelo Reitor Natalino Salgado e demais autoridades locais

Publicado em: 16/10/2015

CODÓ - Na presença de estudantes, professores e técnico-administrativos, o reitor Natalino Salgado inaugurou na última sexta-feira, 9, o campus de Codó, localizado no leste maranhense, a 290 quilômetros da capital. Junto às estruturas do campus de Codó, foram inaugurados também a quadra poliesportiva e o restaurante universitário. O campus de Codó que já existe há 43 anos iniciou suas atividades em 1972, com a implantação do Núcleo do Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTAC), coordenado por Iramary Queiroz, que pensou a interiorização da Universidade, tendo como base o intercâmbio, a difusão cultural, a capacitação de professores, a prestação de serviços à comunidade e a promoção do desenvolvimento comunitário.

Desde aquela época, as aulas eram realizadas em pequenos espaços e sem grandes condições para ministrar aulas e expandir seus cursos. Em 2010, o novo campus de Codó foi construído para abrigar os cursos de Licenciatura em Ciências Humanas, Ciências Naturais e Licenciatura em Informática. Atualmente, o prédio dispõe de oito salas de aula climatizadas para 60 estudantes, um auditório, salas de apoio, xerox, laboratórios de informática e de pesquisa, biblioteca, mini-auditórios, sala dos professores, secretaria de apoio acadêmico, almoxarifes e banheiros, inclusive para pessoas com deficiência. Ao todo, o campus possui 400 alunos ativos, 30 professores, em sua maioria doutores, e 17 técnico-administrativos.

O diretor do Campus, José Carlos Aragão, lembra que logo que chegou, em 2010, o prédio estava em obra e a conclusão desta construção para uso, garantiria uma perspectiva de futuro bem maior para aqueles que vivem no leste maranhense. Ele conta que a revitalização da UFMA em Codó, contribuiu significativamente para o progresso da cidade. “Obtivemos muito avanço ao longo desses oito anos. Podemos citar a participação de cinco estudantes daqui de Codó, que são egressos da UFMA, e hoje estão fazendo Mestrado. Isso mostra que o trabalho da Universidade tem surtido efeito. É um privilégio para os professores receber a notícia de que seu aluno foi aprovado em uma seleção de mestrado. A maioria desses alunos que terminam a graduação e emendam logo com um mestrado, retornam para a UFMA, mas agora na condição de docentes, e isso é gratificante para todos nós”, disse.

Aragão adiantou que estão aguardando, da Capes, a aprovação de um mestrado que atenderá a demanda local, formando profissionais críticos e que desenvolvam pesquisas e extensão em prol do desenvolvimento de Codó bem como dos municípios limítrofes. “Conseguimos fomentar a ideia de que esses espaços que hoje inauguramos só tende a crescer, se expandir e alavancar o ensino, a pesquisa e a extensão nessa região. Hoje, inauguramos também o restaurante universitário, o que era esperado por toda comunidade acadêmica de Codó, e lembramos que tudo isso não é mais um sonho e sim uma realidade que estamos vivemos. Só temos a agradecer e comemorar, porque, assumiremos o nosso compromisso, enquanto pesquisadores e educadores, de contribuir significativamente para a evolução dessa região que é rica e tem muito a ser explorada e a nos oferecer em termos de conhecimento”, frisou.

Segundo o prefeito José Rolim Filho, este é um momento de alegria e de privilégio para Codó ter uma instituição que contribua para o crescimento do nosso município. “Quando conheci o reitor Natalino Salgado, em uma das visitas que ele fez aqui em Codó, vi nele a vontade e desejo de transformar essa instituição no que vemos agora, por isso, não medi esforços para ajudá-lo e fechar parcerias para que juntos fortalecêssemos e educação dessa região”, destacou.

Rosina Benvindo, secretária de Educação de Codó, é formada em pedagogia pela UFMA no período de 1998 a 2005. Ela lembra que, na época, só havia um professor por disciplina e que as aulas eram ministras em uma escola municipal. Segundo Rosina, a cada módulo só existia um professor, que apesar de serem excelentes professores, dependia muito da ida deles até o município para ministrar as aulas. “Hoje, sinto uma alegria imensurável, pois estou conseguindo visualizar um sonho que, na época, pensávamos ser impossível realizá-lo. Naquele tempo, não tínhamos nada. Era um prédio alugado que era utilizado para manter o setor administrativo. Quando recebi o grau, era somente eu e uma colega, e nossa cerimônia de colação de grau foi na cozinha do prédio, porque não tínhamos espaço para realizar essas solenidades. Atualmente, ministro aula no Profebpar, e já possui uma especialização. Meu sentimento de gratidão é tão forte, porque nunca imaginei que um dia pudesse vislumbrar esse sonho que, na época, achávamos impossível acontecer. Após passar por vários momentos desagradáveis, está num espaço como este, é está em um paraíso e nós só temos a agradecer por isso”.

Já o reitor Natalino Salgado também falou da sua satisfação em fazer parte desta história, em fazer parte desta obra e ainda mais, por fazer parte deste sonho que era esperado por muitos. “Minha alegria e satisfação é grande, porque este momento singular ficará registrado na memória de cada um. É um marco histórico para a cidade de Codó. Em pleno momento que vivemos, onde o nosso país possui um século de atraso na educação, precisamos fazer diferente, precisamos olhar pra frente, crescer e progredir. Temos que ter a sensibilidade de que mais do que ensinar é educar e essa é nossa tarefa enquanto professores. Nossos alunos para serem bons profissionais precisam ter boas condições de aprendizado para que, no final dessa jornada, tenham gratidão pela instituição que os acolheu e pelos professores que fizeram com que eles chegassem até onde chegaram”, pontuou.

Ele disse também que o aluno que consegue entrar nesta Universidade possui um privilégio que poucos têm. “Hoje, tenho a convicção de que a Universidade não tem nenhuma possibilidade de um retrocesso, porque a certeza que tenho, é que a UFMA veio pra ficar e ainda vai crescer muito com a implantação de cursos de pós-graduação, já que a maior parte do corpo docente deste campus é formada por doutores”, finalizou.

Siga a UFMA no Twitter e curta nossa página no Facebook. Envie informações à Ascom por WhatsApp(98) 98408-8434.

 


Lugar: Campus Codó
Texto: Sansão Hortegal
Última alteração em: 17/10/2015 11:18

Fim do conteúdo da sessão