Curso Preparatório para Seleção de Mestrado colhe resultados positivos no Centro de Ciências de Codó Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 08/02/2023

Entre junho e setembro de 2022, o Núcleo de Assistência Estudantil do Centro de Ciências de Codó ofereceu um curso preparatório para seleções de mestrado aos discentes que estavam no oitavo período dos cursos de graduação ofertados no Centro, bem como para discentes egressos.

Participaram das aulas cerca de 20 (vinte) estudantes, as temáticas abordadas envolviam desde preparação para a prova escrita, editais, entrevistas, rotinas de estudos, elaboração do projeto de pesquisa, normas da ABNT, etc.

Joana Alice da Silva Melo, egressa do curso de Licenciatura em Ciências Humanas do Centro de Ciências de Codó, participou do curso preparatório e foi aprovada no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Piauí. Joana afirma que “Fazer a seleção para o mestrado é algo que nos traz medo e muita insegurança principalmente, quando não sabemos por qual caminho seguir, como escrever um projeto, se preparar para uma entrevista, que nos possa servir para pleitear uma vaga. Mesmo que durante todo o processo da graduação possamos passar por projetos de pesquisa, por uma iniciação científica, é algo bem diferente. Fazendo o curso preparatório, meu medo e insegurança não sumiram por completo, no entanto, através do curso de preparação me permitiu ver uma nova direção e, deu um empurrão que faltava para poder submeter o projeto para as seleções em aberto e fazer uma boa entrevista. Ou seja, antes, para quem estava ao menos com medo de tentar, passei para um outro patamar, tentar mesmo com medo. E no final, deu certo! Seguindo os passos quase que como "receita de bolo", mas com minha individualidade, pois são experiências diferentes, pois, as pessoas agem diferente mesmo que a situação seja a mesma, aprimorando com as sugestões e conselhos aprendidos no curso preparatório de mestrado da UFMA, consegui entrar para o mestrado em Programa de Pós Graduação em Sociologia (PPGS) da UFPI. Por isso eu sou grata ao curso e aos colaboradores pelo incentivo e ajuda durante esse processo.”

Pamela Lorena Silva Machado, também participou do curso de preparação para seleções de mestrado e foi aprovada no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia. Segundo Pamela, “participar do curso preparatório oferecido pela UFMA- Codó contribuiu muito para o meu desenvolvimento durante os processos seletivos aos quais concorri. Como recém-formada em LCH-História, não tive nenhuma experiência prévia, então as aulas e as orientações dadas pelos professores, foram minha única guia durante esse período. Além de entender como funciona uma seleção de mestrado e suas possíveis etapas, aprendi a como me planejar para esse processo, desde o desenvolvimento do projeto de pesquisa até a preparação para a entrevista. E um dos pontos mais importantes durante o curso foram as orientações acerca do aperfeiçoamento do currículo lattes, que foi essencial para a minha aprovação. Sou muito grata por todo o auxílio e acompanhamento dos coordenadores durante o meu processo de seleção, e acredito que essa iniciativa do Campus irá ajudar outros estudantes que almejam ingressar em um curso de mestrado.”

Às nossas discentes aprovadas desejamos muito sucesso nesta nova etapa profissional.

Texto: SORAIA LIMA RIBEIRO DE SOUSA
Fonte: SORAIA LIMA RIBEIRO DE SOUSA