Conheça o projeto "Do Nosso Jeito", em lives oferecido pela Diretoria de Assuntos Culturais Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Conheça o projeto "Do Nosso Jeito", em lives oferecido pela Diretoria de Assuntos Culturais

Publicado em: 01/05/2020

SÃO LUÍS - É notório que, desde o início da pandemia causada pela Covid-19, muitas pessoas se encontram angustiadas, seja pela falta da rotina, contato com os amigos, ou a falta do sentimento de liberdade que antes tiveram. Tudo isso contribui para o ócio social e, consequentemente, afeta negativamente a saúde mental das pessoas. Dessa forma, a Universidade Federal do Maranhão lançou o Projeto de Extensão “Do Nosso Jeito”, voltado para o entretenimento e a interação com o público.

O projeto, que foi iniciado ontem, 5 de maio, prestou uma homenagem ao professor Luiz Roberto de Souza, conhecido como Pazzini, do Departamento de Artes Cênicas, que faleceu no dia 29 de abril. A programação é feita de forma 100% digital e on-line, pelo Instagram @Cultura.UFMA, com lives diárias às 18h, com a participação de músicos maranhenses e lives semanais, com um conteúdo bem amplo, entre música, teatro, entre outros. Em entrevista à Diretoria de Comunicação (DCom) da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE), a professora Zefinha Bentivi, pró-reitora de Extensão e Cultura, contou os detalhes do Projeto. Confira:

DCom: Como surgiu a ideia do projeto e qual o objetivo dele?

Zefinha Bentivi: A UFMA vem sendo protagonista em ações de combate à Covid-19. Esta pandemia não tem só consequências físicas. Ela mexe, principalmente, com os estados emocionais e culturais das pessoas. Seguindo essa orientação, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, por meio da Diretoria de Assuntos Culturais, vem realizando ações que visam atender à comunidade, tanto no âmbito das questões práticas, como geração de trabalho e renda, como no âmbito cultural. O projeto “Do Nosso Jeito” é a contribuição da UFMA para estes tempos difíceis. O talento maranhense vai chegar à nossa casa, alimentar nosso espírito. Parodiando a música, a gente não quer só comida, a gente quer — e merece — diversão e arte, do jeito maranhense, do nosso jeito.

DCom: De que modo o projeto será feito?

ZB: O projeto será realizado por meio de duas ações, todas via web. Diariamente, teremos uma live com músicos maranhenses de todos os estilos, do clássico ao popular, sempre às 18h. Serão lives de curta duração só para deixar mais leve "a boca da noite". Semanalmente, teremos outras lives de duração maior, com os talentos maranhenses em todas as expressões: música, pintura, performances teatrais, entre outras.

DCom: O que este projeto de extensão abrange?

ZB: Este projeto, além de ter a função de ajudar a comunidade a viver melhor neste momento difícil, busca valorizar os nossos talentos, a cultura maranhense, melhorar a identificação do maranhense com sua cultura. Sabemos que a cultura não tem limites, nem pátria, ela sobrevive a muitas e diversificadas fronteiras, mas a cultura também nos coloca no mundo de um modo particular, nos faz universais, mas também singulares. Somos únicos nesse sentido e é essa maranhensidade que pretendemos alcançar e reafirmar com o projeto “Do Nosso Jeito".

DCom: A quem é destinado o programa?

Z.B: Como estamos em rede, o público que pode nos acessar está no Maranhão, no Brasil e no mundo, mas buscamos, especificamente, interagir com o maranhense, daí o nome do projeto: “Do Nosso Jeito”, do jeito maranhense de ser e de estar no mundo. 

Acesse o instagram @Cultura.UFMA


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Lugar: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
Texto: DICOM/UFMA
Última alteração em: 09/05/2020 23:13

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

22/04/2024

00:00

Relação de Filmes selecionados mostras competitivas do Festival Guarnicê de Cinema 2024. A Pró-reitoria de Extensão e Cultura/PROEC, informa aos interessados, a relação de Filmes selecionados para as mostras competitivas do Festival...

19/04/2024

00:00

Resultado Inscrições Cursos de Língua Inglesa e Espanhola, Rede Andifes IsF, UFMA. Resultado das Inscrições do Processo Seletivo para ocupação de vagas de Cursos on-line de Língua Inglesa e Língua Espanhola, do...

11/04/2024

00:00

Retificação Edital PROEC 007/2024 A Pró-reitoria de Extensão e Cultura/PROEC, informa aos interessados, por meio desta retificação, a alteração do Cronograma e do Anexo...

10/04/2024

00:00

Resultado Final Edital PROEC 001/2024 - Exames de Proficiência - Provas realizadas 13 e 15 de março de 2024. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão – PROEC/UFMA, divulga o resultado final dos Exames de...

10/04/2024

00:00

Justificativa em relação ao atraso na publicação do resultado final Edital PROEC 001/2024. Justificativa em relação ao atraso na publicação do resultado final  dos Exames de Proficiência em Língua Estrangeira aplicados nos dias...
Fim do conteúdo da sessão