Início do conteúdo da seção

Licenciatura em Educação Física

O Curso de Licenciatura em Educação Física é compreendido como campo de conhecimento e de intervenção pedagógica, e tem como objetivo garantir formação acadêmica de Professores de Educação Física para exercer a docência em Educação Física na Educação Básica, formular e desenvolver projetos pedagógicos e realizar pesquisas, produzindo e disseminando o conhecimento relacionado ao ensino da Educação Física de forma ética e compromissados com a sociedade.

A proposta pedagógica do curso de Licenciatura em Educação Física procura incorporar uma metodologia que não se restringe ao ensino e à informação, pois assume um caráter de participação do aluno no processo formativo.

O egresso do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFMA – Campus de Pinheiro, deverá apresentar uma visão humanista, reflexiva e crítica conforme os princípios da formação integrada de professores da Educação Básica. Deverá estar capacitado e qualificado para exercer a função de professor da educação básica com rigor científico e intelectual, pautado nos princípios éticos da profissão. Desta forma, a Licenciatura poderá oferecer à sociedade conhecimentos que possibilitem ao cidadão que se encontra no meio educacional o desenvolvimento da consciência corporal e do movimento em toda a sua plenitude, favorecendo, assim, às diversas manifestações de expressões na área da atividade física com a visão de promoção, prevenção e preservação da saúde, tendo em vista a qualidade de vida ativa de seus alunos/beneficiários, estabelecendo como eixo norteador a promoção da saúde.
(Fonte: Projeto Político-pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física)

Duração média: 4 anos

Horário: Turno noturno

Modalidade: Licenciatura

Horário de Funcionamento:  14h às 20h


Coordenador do Curso: 

Dr. Thiago Teixeira Mendes

Contato: 3272-9742

E-mail: thiago.teixeira@ufma.br

 

Docentes 

Dr. André Scotti Rabelo

Dr. Carlos Eduardo Neves Amorim

Dr. Carlos José Moraes Dias 

Me. Cláudio de Tarso de Jesus Santos Nascimento 

Me. Diogo Silva Correa 

Me. Eder Rodrigo Mariano

Me. Herikson Araújo Costa

Me. Lúcio Carlos Dias Oliveira 

Me. Vivianne Lins de Arruda

Fim do conteúdo da seção