Início do conteúdo da seção

Residência universitária

Residência universitária

 

Informações gerais

  

A Residência Universitária integra o programa de assistência estudantil mantido pela UFMA e tem sua administração vinculada à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAES). Tem por finalidade contribuir para uma educação democrática, ampliando as condições de permanência dos jovens, em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, garantindo moradia, proporcionando o estímulo à solidariedade universitária e colaborando para o desenvolvimento pleno das atividades acadêmicas, socioculturais, esportivas, políticas e de lazer.

 

O Câmpus de Pinheiro da UFMA tem uma Unidade Habitacional com capacidade para atender até vinte estudantes. A Residência Universitária Mista de Pinheiro (RUMP) destina-se a estudantes de graduação do CCHNST-UFMA em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, que não possuam parentes de primeiro grau residentes na cidade de Pinheiro-MA ou que, na existência destes, não tenham condições de garantir o acolhimento do discente.

 

Como consigo uma vaga?

 

Para postular a condição de morador na RUMP, o estudante deverá ser aprovado em todas as etapas do processo seletivo de seleção e admissão, conforme estabelecido pelo edital correspondente, devendo cumprir os seguintes critérios cumulativamente:

 

a) Preencher corretamente o Cadastro Único no SIGAA;

b) Realizar sua inscrição via SIGAA;

c) Entregar documentação completa que comprove a situação de vulnerabilidade socioeconômica declarada;

d) Estar regularmente matriculado(a) em componente(s) curricular(es) de curso de graduação presencial do Câmpus Pinheiro;

e) Comprovar renda familiar mensal bruta per capita de até um salário mínimo e meio vigente;

f) Estar em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica;

g) Não possuir parentes de primeiro grau residentes na cidade sede da Unidade Habitacional ou, na existência destes, comprovar que não possuem condições de garantir o seu acolhimento;

h) Participar e ser aprovado(a) em todas as fases do processo seletivo constantes no Edital;

i) Comparecer à entrevista, quando convocado(a), e atender às demais convocações da

PROAES;

j) Ser oficialmente habilitado(a) mediante a assinatura do Termo de Compromisso.

k) Não estar matriculado(a) em outra instituição de ensino superior.

 

 

Tenha acesso ao edital do processo seletivo aqui.

Fim do conteúdo da seção