Início do conteúdo da seção

História

A criação da Faculdade de Filosofia do Maranhão, de orientação católica, em 1952, para oferecer os cursos de Artes, Filosofia, Geografia, História, Letras e Pedagogia, demandou novos horizontes para o ensino superior maranhense, resultando na instituição da Sociedade Maranhense de Cultura Superior — SOMACS, criada em 1955, sob cuja iniciativa foi criada a Universidade do Maranhão, 1958.

         Problemas financeiros enfrentados pela SOMACS motivaram a criação da Fundação Universidade do Maranhão, mantida pelo Governo Federal, que reuniu todas as faculdades até então existentes e deu origem à atual Universidade Federal do Maranhão, em 1966. Esta instituição recebeu em 1967, por doação do Governo do Estado, uma parte da área do Sítio Sá Viana, equivalente a 241 hectares, para construção do futuro Campus Universitário do Bacanga, conforme Decreto-Lei Estadual nº 1972/59.

         O Campus do Bacanga, inaugurado em 1972, com a construção do prédio Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, é o principal espaço de relações da Universidade Federal do Maranhão, onde se concentram: a maior densidade de pessoas e as maiores intensidades fluxos que caracterizam o sistema universitário.

Tempos mais tarde, quando a estrutura organizacional foi formalizada, surgiu como órgão de execução, a Prefeitura da Cidade Universitária (PRECAM), que assumiu a direção central dos serviços de construção, manutenção da infraestrutura física, conservação, limpeza, paisagismo, transporte, segurança, fiscalização e controle do uso dos espaços físicos da instituição.

 

Fim do conteúdo da seção