Início do conteúdo da seção

PET

O Programa de Educação Tutorial – PET foi criado no ano de 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com a denominação de Programa Especial de Treinamento, obtendo a designação atual em 2004, quando passou a ser subordinado a Secretaria de Educação Superior (SESu).


O Programa de Educação Tutorial/ Conexões de Saberes/ Conexões de Imperatriz foi criado no ano de 2010,  com sede na UFMA Campus Centro. O Programa tem como principal objetivo oferecer uma formação acadêmica de excelente nível e complementar aos cursos, visando à formação de um profissional crítico e atuante, orientado pela cidadania e função social da educação superior.

Atualmente o PET em Imperatriz conta com 23 integrantes entre tutor, bolsistas, não bolsistas e colaboradores de diferentes cursos de graduação.

O grupo tem como característica seu aspecto interdisciplinar, o trabalho e desenvolvimento de atividades dentro das modalidades de ensino, pesquisa e extensão por parte dos integrantes, sendo supervisionado e planejadas pela professora tutora Adriana Crispim de Freitas. Nesse aspecto são valorizados elementos como trabalho em equipe, compreensão e respeito das características individuais, responsabilidade coletiva e compromisso social.


Principais atividades realizadas:

Café e Cultura, Seminários Locais, Seminários Individuais e Escrita Científica. Além desses eventos, durante o decorrer do ano são desenvolvidos projetos individuais de pesquisa e extensão voltados para sociedade de Imperatriz, sendo oferecido retorno a problemáticas por meio de ações de intervenção junto à comunidade.


Projetos atualmente desenvolvidos:

-Epidemiologia das Doenças Transmitidas por Alimentos em Conjunto Habitacional;

-Educação e Saúde: uma Abordagem Atual com Alunos do Ensino Médio;

-Análise das Contribuições do Núcleo de Práticas Jurídicas para a Efetivação do Acesso a Justiça Gratuita e para Formação dos Discentes da Universidade Federal do Maranhão – campus Imperatriz;

-Práticas de Primeiros Socorros em uma Escola Pública do Ensino Médio.

 

Contatos:

Fone: (99) 3529-6022

Site do grupo

Facebook

Fim do conteúdo da seção