Início do conteúdo da seção

Sobre Imperatriz

Sobre Imperatriz

 

Breve histórico:

A cidade de Imperatriz, inicialmente com o nome de Povoação de Santa Teresa do Tocantins, foi fundada em 16 de julho de 1852 por Frei Manuel Procópio do Coração de Maria. Quatro anos depois, em 27 de agosto de 1856, passou a se chamar Vila de Imperatriz, em homenagem à imperatriz Teresa Cristina, denominação que se reduziu, aos poucos, até "Imperatriz". Contudo, só em 22 de abril de 1924, Imperatriz foi elevada à categoria de cidade.

Localizada na região sul do Maranhão, a cerca de 636 km da capital São Luís, Imperatriz é banhada pelo rio Tocantins, um dos mais importantes do norte do Brasil. A cidade, no entanto, até a década de 1950 era pouco acessível ao restante do país, porém, com a construção da Rodovia 010 Belém-Brasília, em 1958, no governo do presidente Juscelino Kubitschek, a cidade passou a vivenciar um notável crescimento econômico e populacional, no qual caracteriza o município hoje como a segunda cidade do estado.

 

Lazer/ Cultura:

Beira- Rio - Ponto de encontro para turistas e Imperatrizenses às margens do rio Tocantins. A Avenida João de Deus, conhecida como Beira-Rio, proporciona à comunidade diversão e lazer ao ar livre.  A Beira-Rio, que teve sua estrutura criada em 1994, já foi palco para circos, trio-elétricos e cantores da música brasileira. Quiosques, barracas de comidas típicas, peixarias e bares se dividem dentro e fora do espaço da Beira-Rio. Pessoas de diversas idades são atraídas para a orla, principalmente aos finais de semana, a fim de se deliciarem com a culinária regional e apreciarem a vista do rio Tocantins.

Praias - No período de veraneio (geralmente nos meses de junho a agosto), a atração principal dos turistas, moradores de Imperatriz e da região Tocantina  são as praias de água doce que se formam às margens e ao meio do rio Tocantins. As praias do Cacau, da Sumaúma, do Meio, da Belinha e do Setor Agrícola são as mais procuradas pelo público.

Festa Junina - Marcada por homenagens, comidas típicas, danças e tradições, a festa junina é uma grande manifestação cultural da região Nordeste. Em Imperatriz, os brincantes da dança, como grupos de escolas, igrejas e equipes particulares de quadrilhas se preparam vários meses de antecedência para fazerem bonito durante a festa, que se divide entre arraiás, concursos e festivais.

Panelada - Arroz, farinha de puba, pimenta, limão e vísceras de gado formam o típico prato da culinária local, conhecido como panelada. Um alimento que, para muitos, cai bem logo ao nascer do sol e dá força para começar o dia com muita energia; já outros preferem degustar ao final da noite para repor as energias depois das baladas. O típico prato imperatrizense é vendido em diversos pontos de Imperatriz, mas os lugares mais populares para os amantes da panelada são as barraquinhas da Av. Bernando Sayão ("Quatro Bocas") e no setor do Mercadinho.

  

Fim do conteúdo da seção